x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 5.879

DEFIS INATIVA E SEM MOVIMENTO

Daiana  Silva

Daiana Silva

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 29 fevereiro 2024 | 16:34

Boa tarde!  Vou fazer a defis de uma empresa que no ano de 2023 não teve receita, só teve alguma movimentação bancária e uma distribuição do lucro e pequenas despesas, ai aparece na defis esta pergunta. Inatividade em 2023
A pessoa jurídica acima identificada por seu representante legal, declara que permaneceu, durante o ano de 2023, sem efetuar qualquer atividade operacional, não operacional, financeira ou patrimonial
Sim   Não           EU ACHO QUE É (NÃO), POIS TEVE ESTAS COISAS QUE EU DISSE ACIMA SÓ NÃO TEVE RECEITA

AGORA SE NÃO TIVESSE NADA MESMO NA CONTABILIDADE AI SERIA  (SIM)

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Membro Club Moderador , Contador(a)
há 2 anos Domingo | 3 março 2024 | 09:19

Daiana.
A condição é que a empresa fique inativa durante TODO o exercício, contrário do seu caso.

Fundamentação:
Art. 25, § 3º da Lei 123/2006

Art. 25. A microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional deverá apresentar anualmente à Secretaria da Receita Federal do Brasil declaração única e simplificada de informações socioeconômicas e fiscais, que deverá ser disponibilizada aos órgãos de fiscalização tributária e previdenciária, observados prazo e modelo aprovados pelo CGSN e observado o disposto no § 15-A do art. 18.
(...)
§ 3o  Para efeito do disposto no § 2o deste artigo, considera-se em situação de inatividade a microempresa ou a empresa de pequeno porte que não apresente mutação patrimonial e atividade operacional durante todo o ano-calendário.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Daiana  Silva

Daiana Silva

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 4 março 2024 | 10:08

Bom dia!  Entendi, eu tinha ficado na dúvida pois no ano de 2023, a empresa não teve receita. Só teve pequenas movimentações bancárias e lançamentos de algumas despesas. Então, é o que havia entendido não ficou inativa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies