x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 609

IRPJ E CSLL ESTIMATIVA NÃO PAGO

José Lauro Iaksch

José Lauro Iaksch

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 14 março 2024 | 14:00

Boa tarde!

Tenho o caso de uma empresa que tributa pelo Lucro Real Anual, e em janeiro apurou um lucro, cujo vencimento é o último dia útil do mês subsequente.
A empresa não recolheu. Pergunta: Devo informar os impostos na DCTF e deixar em aberto, como não pago?

Obrigado pelo ajuda.

José Lauro Iaksch

José Lauro Iaksch

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 14 março 2024 | 15:47

Obrigado pelo retorno Márlus.

Por ser uma estimativa, deveria ser recolhida, mas se não recolhida, a RF não cobra o valor, apenas pode usá-lo para fins de "multa".
Encontrei até um comparativo com o carnê leão, pessoa física, que se não recolhido mensalmente, na apuração (declaração) anual vai constatar se tens IR à pagar ou não
A minha dúvida em declarar na DCTF é passar, a RF, uma informação, que a princípio, não tem, e estar sujeitando a empresa a uma "multa" por não ter pago.
Não sei se me fiz entender.
Obrigado mais uma vez.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies