Stephanie
Bronze DIVISÃO 4 , Encarregado(a) FiscalBoa tarde pessoal,
Eu trabalho em um escritório de contabilidade e atuo na área fiscal. Gostaria de saber como que vocês estão lidando com a entrega das informações da EFD REINF e como está sendo o relacionamento com o Departamento Pessoal, temos inúmeras empresas que tomam serviços com retenção, porém alguns clientes enviam bem no começo do mês e outros demoram um pouco para entregar os documentos e informações.
Só que devida a mudança de unificação do INSS da folha de pagamento, IR, CSRF, IR Retido na nota, INSS Retido na nota a partir de 01/2024, está sendo muito complicado encontrar uma coerência com o RH, pois eles mandavam os encargos trabalhistas até o 5º dia útil, e nós do fiscal dependemos dos clientes para enviar os documentos afim de entregar a REINF.
Até havia combinado do RH mandar pro cliente os encargos trabalhistas e depois caso tenha um Imposto do Fiscal nós mesmos iriamos entrar dentro da DCTFWEB para entregar a guia da retenção de forma individualizada. Só que pensando bem, não tem como fazer isso, porque se por ventura algum cliente tiver uma nota tomada com retenção de R$ 2,00 aquilo vai direto na DCTFWEB e na Receita Federal vai demonstrar como débito, e infelizmente não tem como gerar guia de R$ 10,00.
Então em minha opinião, não vejo acho muito incoerente o RH querer mandar a parte dele separada do fiscal, sendo que o mesmo prazo para entregar a EFD REINF e a DCTFWEB é a mesma.
Ai gostaria de saber como que vocês estão lidando com essa situação.