x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.597

Preenchimento PER-DCOMP

Adriano Rabello

Adriano Rabello

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escritório
há 14 anos Quinta-Feira | 29 julho 2010 | 16:32

Pessoal,

boa tarde. Freqüento o fórum há algum tempo como visitante, e sempre consegui sanar minhas dúvidas com os tópicos aqui criados. Mas desta vez não teve jeito, tive de cadastar e criar o tópico pois a coisa se complicou.

É o seguinte: tenho aqui uma empresa cujo regime de tributação é o lucro presumido. Ocorre que o dono desta empresa prefere pagar o IRPJ (código 2089) e a CSLL (cód. 2372) em "cotas", digamos assim; isto é, em vez de pagar tudo de uma vez só ao final do trimestre, ele paga o IRPJ e a CSLL com três guias de DARFs separados, junto com o PIS e COFINS daquele mês. Não sei se me fiz entender.

Em fevereiro de 2009, eu fiz alguma bobagem aqui no cadastro desta empresa, e em vez de pagar o que devia de IRPJ somente naquele mês de fevereiro (que era R$ 1765,89), o programa acabou somando esse montante ao que era devido no mês de janeiro de 2009 (que era R$ 1759,37). Então, acabei emitindo a guia no valor de R$ 3525,26. Ou seja, ele acabou pagando 1759,37 a mais do que era devido de fato.

Resolvi compensar estes valores no mês 09/2009 - que é um final de trimestre, notem bem. O valor devido somente naquele mês (sem contar o trimestre todo) era 2377,33. Acabei emitindo a guia no valor de 617,96 (2377,33 - 1759,37).

No preenchimento da DCTF do segundo semestre de 2009, no menu "Pagamento com DARF" do terceiro trimestre, a guia do mês 09/2009 eu preenchi com o valor de 617,96.

Por sua vez, no preenchimento da DIPJ 2010, dias atrás, eu tive de preencher com o valor total devido naquele trimestre, que, lógico, era maior do que aquele informado na DCTF.

Conseguiram compreender a história?

Eu preciso entregar uma PER-DCOMP, certo? Como eu teria de preenchê-la? Essa é minha grande dúvida. Estou com dificuldades para entender este programa (que nunca utilizei). E imagino que eu vá ter de retificar a DCTF, confere?

Isis D avila

Isis D Avila

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 30 julho 2010 | 12:29

Adriano, a perdecomp seria para demonstrar a compensação? Se sim, o primeiro problema é que o envio da perdecomp é como se fosse o pagamento do darf, portanto se você enviá-la hoje, teria que calcular multa e juros.
O segundo problema é que não sei se pagamento a maior de darf de IRPJ - lucro presumido pode ser feito através do perdecomp. Eu sei que se houver pagamento a maior de IR para empresas de lucro real este valor deve integrar o saldo negativo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade