x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 331

Retirar dependente após malha fina

BARBARA

Barbara

Iniciante DIVISÃO 1, Desenvolvedor
há 11 semanas Quarta-Feira | 27 março 2024 | 09:41

Ano passado declarei pela primeira vez meu imposto de renda, pois antes não precisava. 
Inseri, por falta de conhecimento, o familiar que mora comigo e não possui trabalho nem renda como dependente e como resultado caí na malha fina.  

'No processamento da sua declaração, relativamente aos dependentes declarados, foi constatada divergência entre os rendimentos tributáveis declarados e o(s) valor(es) informado(s) pela(s) fonte(s) pagadora(s).'


O dependente em questão também nunca precisou declarar e nunca o fez.

Hoje ao tentar remover o dependente apareceu a mensagem que não posso substituir o modelo completo pelo simplificado. Como regularizar meu imposto declarado?

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 11 semanas Quarta-Feira | 27 março 2024 | 13:06

Na retificação não é possível mudar o modelo completo para simplificado ou vice-versa. Só pode ser retificado dentro do próprio exercício.

Pesquise mais sobre o "dependente"... de repente voce consegue provar para a receita que é realmente seu dependente.

(se usou esta opção para pagar menos imposto ou restituir mais, não tem o que fazer. Melhor fazer a retificação no modelo correto do que ficar sujeita a uma multa de oficio)

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 11 semanas Quarta-Feira | 27 março 2024 | 14:53

Barbara

Após vencimento do prazo de entregado IR, não é possível mudar o modelo de entrega primitivo.

Quanto ao dependente, você poderá excluí-lo,  o que acarretará aumento do imposto devido ou do valor a ser restituído.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.