x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 150

Despesas Médicas IRPF 2024

Daniel Silva

Daniel Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 semanas Quarta-Feira | 3 abril 2024 | 10:45

Prezados colegas, espero que estejam bem! 

Estou preenchendo a declaração de uma cliente, e ela tem plano de saúde, e nesse informe consta os médicos e as clínicas que ela foi no ano de 2023. O certo para declarar na ficha de pagamentos seria eu discriminar todos os médicos, clínicas e afins ou eu devo colocar somente como plano de saúde e colocar o valor total? 

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 10 semanas Quarta-Feira | 3 abril 2024 | 15:46

DANIEL:
Sua pergunta parece simples, mas não é.   O correto é a operadora fornecer o informe em nome dela porque foi para ela que o cliente pagou a MENSALIDADE. Código 26

Certo ano recebi um caso deste.  A operadora dava o cpf, valor pago, nome do medico e UMA OBSERVAÇÃO para que a despesa fosse lançada "NAQUELE CPF". Documentado, assim  procedi e que saiba não houve restrição.

Muitos espertos tentam ACHAR BRECHAS NA LEI (ou artimanhas) para fugir de responsabilidades fiscais. Muitas vezes são MALANDROS BOBOS.  

SUGESTÃO:
1) o que diz o contrato da prestadora?
 2) alguma clausula informando que o abatimento do IMPOSTO DE RENDA poderá ser repassado para outro CPF?
 3) o cliente tem os comprovantes de pagamento com CNPJ, nome da prestadora e demais dados?

Evidente que não faz parte do seu contrato de prestação de serviços, mas, se achar válido, contate a prestadora e pergunte o "por quê" desta discrepância ao preencher o informe para abatimento, ou, se tiver gov br prata/ouro, baixe a declaração no E-cac que vem com estas informações preenchidas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.