x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 121

Imposto sobre ganho de capital venda de imóvel

Jefferson Bruno Americo

Jefferson Bruno Americo

Iniciante DIVISÃO 2, Bancário(a)
há 9 semanas Sábado | 13 abril 2024 | 08:40

Amigos, estou na dúvida sobre os encargos referentes a imposto de renda sobre ganho de capital que terei que arcar caso eu venda meu imóvel.

Está para sair inventário referente a falecimento dos meus pais. Meu pai faleceu em 2019 e minha mãe em 2023, mas o inventário está acontecendo só agora.

A herança que ainda não está em meu nome porque o inventário ainda não foi finalizado vai me impedir de ter isenção de IR sobre a venda do meu apartamento, considerando valor dentro da regra de isenção?

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 semanas Sábado | 13 abril 2024 | 15:08

Jefferson:
Se consultar a Receita provavelmente terá esta resposta: "De acordo com o Código Civil,  bens são transmitidos automaticamente aos herdeiros quando do falecimento do de cujus, e por esse motivo, independentemente de fazer inventário ou não, aquele imóvel já pertence ao herdeiro."  Resumo: você já tem 2 imóveis.  Por que?  A fome do leão é grande e ele quer a parte dele. Sempre. 
Sugestão: baixe o programa GCAP. Simule valores do IR.  Dependendo de resultados (os imóveis podem ficar isentos ou um pequeno valor de IR a pagar), veja se vale a pena investir em um tributarista. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.