x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 78

IRPF - Doações diretamente na declaração

Tiago Santana

Tiago Santana

Bronze DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 4 semanas Quinta-Feira | 16 maio 2024 | 10:38

Caros colegas, bom dia!

Estou elaborando a DIRPF 2024-2023 e minha declaração apresentou valor a restituir (Ex.50,00). Porém gostaríamos de realizar uma doação ao ECA, respeitando os limites permitidos, através da ficha "Doações diretamente na declaração"  (Ex.: 2.000,00). Com isso, o valor a restituir aumentou proporcionalmente ao valor da doação, ou seja, apresentou o valor a restituir de R$ 2.050,00. Minha dúvida é: Esse valor doado (2.000,00) será restituido junto com o IR na nossa conta, ou esse valor doado não será restituido mas poderia utiliza-lo para deduzir o IR do exercício 2025?

Neusa Mizue

Neusa Mizue

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 semanas Segunda-Feira | 27 maio 2024 | 00:58

Também fiz isso, mas não vi se tinha como gerar o DARF antes do envio, enviei, agora quero pagar a doação, mas não acho a opção.
Achei que o DARF seria gerado após o envio, pois o pagamento é no vencimento do imposto a pagar.
Alguém sabe me informar?
Consegui achar o DARF pelo e-CAC

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.