x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 10.455

apuração do simples nacional

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 3 agosto 2010 | 13:49

Bom dia Ederson.
Não precisa de Planilha não. O programa Gerador faz tudo. Você só precisa acessar a página so Simples na RFB, entrar com a senha da empresa (contribuinte) alimentar o programa da Receita e gerar o valor a recolher. É muito Simples. Precisa apenas entender um pouco da empresa, para evitar tributação indevida. .

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
MEIRE RODRIGUES HERRERA

Meire Rodrigues Herrera

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 20 agosto 2010 | 13:22

Caro Ederson
Boa Tarde!

Na empresa que trabalho, tem 3 aliquotas diferentes para lançar no Simples Nacional, então pra não errar no site, eu faço uma planilha no excel, uma coluna pra cada serviço ou produto e coloco as aliquotas de acordo com o faturamento, no final tenho a soma de cada produto ou serviço e o total de imposto a pagar, ai qdo vc entra no site é só ir "copiando" e tudo bate certinho.

RAFAEL FRANCISCO NEVES SILVA

Rafael Francisco Neves Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 20 agosto 2010 | 16:32


Prezados,

Estou com uma dúvida quanto ao cálculo do Simples Nacional.

Pelo que entendi, a alíquota a ser aplicada é determinada pelo valor do receita bruta dos últimos 12 meses.

Considerando isto como correto, segue um exemplo:

Um comércio que nos últimos 12 meses acumulados, faturou 120.000,00 pagaria uma alíquota de 4% pelo Anexo I.

Considerando que no 13 mês, que já seria o 12 mês na nova contagem de tempo, fatura-se 15.000,00, ou seja, o acumulado passaria a 125.000,00 e alíquota do Simples seria de 5,47%. ok.

Minha dúvida é se, no próximo mês o comércio não fatura-se nada, e os últimos 12 meses voltassem a ficara abaixo dos 120.000,00, a alíquota reduziria novamente para 4%, ou depois de ser aumentada ela permanece, independente do faturamento?

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 20 agosto 2010 | 16:56

Boa tarde Rafael,

Minha dúvida é se, no próximo mês o comércio não fatura-se nada, e os últimos 12 meses voltassem a ficara abaixo dos 120.000,00, a alíquota reduziria novamente para 4%, ou depois de ser aumentada ela permanece, independente do faturamento?


A receita acumulada será sempre considerada para apuração do SN quanto a aliquota, vai aumentar ou diminuir conforme a mesma.

Bom final de semana!

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
LUCIANA LOPES KAMMERS

Luciana Lopes Kammers

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 20 agosto 2010 | 17:03

boa tarde,

alguém sabe me dizer como fica a emissão das notas fiscais das empresas no Simples Nacional depois da resolução abaixo, que não deixa mais colocar a mensagem de permissão do aproveitamento do crédito cfe LC123/2006, para empresas com apuração de Regime Caixa.

Fundamentação: Art. 2º A inciso V da resolução nº 10 do CGSN:

Art. 2º-B A ME ou EPP optante pelo Simples Nacional não poderá consignar no documento fiscal a expressão mencionada no artigo 2º-A, ou caso já consignada, deverá inutilizá-la, quando: (Redação dada pela Resolução CGSN nº 60, de 22 de junho de 2009)

V - a ME ou EPP considerar, por opção, que a base de cálculo sobre a qual serão calculados os valores devidos no Simples Nacional será representada pela receita recebida no mês, na forma da Resolução CGSN nº 38, de 1º de setembro de 20
08.


obrigada

Antonio Xavier

Antonio Xavier

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente Negócios
há 12 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 14:30

Prezados (a); Fiz apuração do DAS para o mês de maio/2011. Empresa optante pelo simples com sede em Porto Alegre.
A empresa está enquadrada no anexo V, atividades não impeditivas.
Minha dúvida está relacionada o valor do imposto.
Receita Bruta de R$ 7.000,00
Imposto R$ 700,00
Esse é relamente a alíquota do SIMPLES (10%)???

Grato,
Antonio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.