x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 61

IRPF - RRA recebidos em uma sobrepartilha

Fábio L F Bizarro

Fábio L F Bizarro

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 6 semanas Sábado | 8 junho 2024 | 01:37

Boa noite a todos, por favor gostaria de esclarecer uma dúvida.
Minha mãe faleceu em 2017 mas no ano passado o órgão público em que ela trabalhava passou a pagar administrativamente valores retroativos relativos à URV. Fizemos uma sobrepartilha no cartório para estarmos aptos a recebermos tais valores. No comprovante de rendimentos que recebi desse órgão público, consta que antes de me depositar o valor eles já fizeram o recolhimento previdenciário e também do IR, na modalidade RRA.
Como devo fazer a declaração de imposto de renda? Como isso deve aparecer tanto na declaração de espólio quanto na minha declaração?
Alguém poderia por gentileza me esclarecer?

Fábio L F Bizarro

Fábio L F Bizarro

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 1 semana Sexta-Feira | 12 julho 2024 | 23:18

Grato, Salvador. 
Mais uma dúvida, por gentileza. Estamos recebendo esses valores de forma parcelada, de modo que as 2 primeiras parcelas foram pagas nos meses de novembro e dezembro de 2023. Já fizemos, entretanto, a sobrepartilha do crédito integral.
Na ficha "bens e direitos" do espólio, incluí o valor valor total do crédito e fiz a devida partilha entre os herdeiros.
Porém, o programa do IR está acusando uma pendência na declaração de espólio. A data da lavratura da escritura de sobrepartilha foi no mês de setembro de 2023 (preenchi essa data na ficha "Espólio", ao informar os dados da sobrepartilha). Quando incluo na ficha do RRA as 2 parcelas recebidas em novembro e dezembro, o programa do IR acusa que o mês do recebimento não pode ser posterior ao da lavratura. Você poderia me orientar, por favor?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.