x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 99

Reinf - Evento R4010

Fabiana Almeida

Fabiana Almeida

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 5 semanas Quinta-Feira | 13 junho 2024 | 10:46

Entregamos a EFD Reinf envento R4010 (antecipação de lucros dos sócios) referente ao primeiro trimestre de 2024. Agora está aparecendo para retificarmos as DCTFweb mensais desses 3 meses. Alguém saber dizer o motivo e o que devemos fazer para ajustar. Obrigada.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 semanas Terça-Feira | 9 julho 2024 | 14:51

Boa tarde,

Ao enviar uma REINF ela automaticamente gera um evento, mesmo que zerado, na DCTFWeb e você deve declará-la também até dia 15, e caso já tenha uma declaração transmitida da DCTFWeb ela cria uma nova declaração retificadora que também deve ser enviada novamente só que por se tratar de retificadora sem gerar a multa.

Portanto, apenas retransmita sem alterar nada.

IN RFB 2163/2023

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 2 semanas Terça-Feira | 9 julho 2024 | 15:04

Fabiana,

Assim como a colega Telma informou corretamente, basta reenviar.

Toda vez que abrir um período ou reabrir o movimento de uma Reinf gerada ou eSocial sempre irá gerar uma DCTFweb retificadora automaticamente com o status "em andamento" bastando enviar.

Lembrando que esse status impede a emissão de certidões e pode constar como declaração omissa, por isso é importante sempre ao realizar alguma alteração ou envio da Reinf + eSocial consultar o status da DCTFWeb.

Abrs

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.