x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.795

Certificado Digital, mudança de contabilista

ANTONIO GOMES

Antonio Gomes

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 5 agosto 2010 | 11:08

Bom dia, em agosto adquiri um novo cliente, Lucro Presumido, em outubro tenho de enviar a DCTF e Dacon, com certificado,

a empresa não tem, usa hj o do contador, eu terei de usar o meu, assim, como eles precisam mandar as declarações, é possivel eu já solicitar a procuração ou eles tem de ser substituidos e entrar o meu? tenho receio de ficar em cima da hora.

outra coisa, tirei meu certificado, cpf, agora abri meu escritorio, preciso ter um certificado com meu cnpj ou posso usar sempre o cpf, mesmo pra sped.

abraços

WILLIAM REIS DA SILVA

William Reis da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 5 agosto 2010 | 12:45

Boa Tarde Toninho,

O responsavel da empresa tem que comprarecer a Secretaria RFB e fazer o cancelamento da procuração existente em nome do outro contador.

Para depois você fazer a procuração vinculando ele ao seu E-CPF.

E não precisa ter um E-CNPJ só por que abriu a PJ, afinal você é o contador e responsavel pelo escritorio o E-CPF tem todas as funcionalidades.

Espero ter ajudado,

"A Felicidade não está no objetivo final, mas sim em todo caminho"
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 5 agosto 2010 | 13:59

Boa tarde,

Tecnicamente a obrigação de cancelar a Procuração Eletrônica que outorgou direitos ao contabilista anterior, é do próprio contabilista que deverá cancelá-la tão logo tenha enviado a última declaração sob sua responsabilidade.

Para cancelá-la o responsável não precisa dirigir-se à Secretaria da Receita Federal, o contador anterior, pode (e deve) fazer isto via internet, e não levará mais do que minutos.

Face ao exposto, o contador atual deve solicitar daquele que o antecedeu o imediato cancelamento para que seja possivel a nova procuração.

Em último caso, apenas em último caso, deve ser acionado o responsável pela empresa que pode exigir do contador que cancele a procuração, ou ele mesmo pode fazê-lo se souber o código e a senha ou se solicitá-lo na Receita Federal.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade