x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 455

Calculo tributário para Compensação - Ressarcimento do Pis/Cofins (5 ultimos anos)

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 2 anos Sexta-Feira | 28 junho 2024 | 14:05

Olá, Paz e Bem caros amigos!

Se for possível gostaria se alguém tiver algum material para me ajudar em como fazer o Calculo de Pis/Cofins não aproveitado na escrita fiscal nos 5 ultimos anos por empresa (NAO CUMULATIVA-LUCRO REAL) nas suas aquisições, me instrui-se ou me envia-se material para eu dar andamento em meus estudos e aplicasse em um de meus clientes. Acredito que tem uma forma mais fácil de fazer um lançamento extemporâneo no período atual sem mexer nos EFD-Contribições e fazer o Per/Dcomp.

Agradeço.

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 28 junho 2024 | 15:22

Boa tarde Emerson,
Caso os valores estejam vinculados a processos na justiça, você não precisará efetuar as retificações mas, caso você queira mostrar os créditos gerados e assim efetuar as Dcomps, será necessário a retificação das mesmas e também da DCTF.
Lembrando que os créditos extemporâneos não possuem atualização de selic.
Att.

Jose Carlos de Barros

Jose Carlos de Barros

Prata DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 2 anos Sexta-Feira | 28 junho 2024 | 18:55

Emerson Rabelati boa noite

No seu topico você menciona calculo de pis e cofins nas aquisições.
No caso ai você esta se referindo a exclusão do ICMS da base de calculo, ou somente o calculo sobre as aquisições para deduzir do calculo apurado sobre as vendas?
Em ambas situações você precisa fazer retificação de mes a mes da SPED Contribuições e DCTF, para depois fazer o pedido de compensação ou restituição via Perd Comp.
Seria interessante vericar no seu sistema, se há opção de fazer este calculo e gerar arquivo para retificação.

Espero ter ajudado.

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 1 ano Segunda-Feira | 1 julho 2024 | 18:27

Olá, Paz e Bem Caros amigos!

Na verdade meu cliente já esta com saldo credor que pode ser aproveitado via Per/Dcomp, porém notamos que por ser uma industria ele poderia aproveitar de insumos, combustíveis e alguns serviços feitos nos equipamentos internos da área de produção.
Sendo assim este saldo pode triplicar, algumas empresa especializadas de auditoria e recuperação faz um levantamento com os SPED transmitidos e já dá um resultado que nada retifica e aproveita na escrita fiscal e contabil do mês atual de forma "ERRO DE FATO OCORRIDO", algo desse tipo. Pois acredito EU que retificar o EFD para aumentar o valor do credito não possa fazer, chama a atenção do fisco!

Nos estudos ainda, caso alguém saiba me avise que entro em contato via Telefone, e-mail, Skype e o que for necessário para melhor resultado. 
VALEUUUU

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies