x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 661

Preenchimento DIRBI

Everton Motta

Everton Motta

Bronze DIVISÃO 5 , Consultor(a) Tributário
há 2 anos Sexta-Feira | 28 junho 2024 | 14:47

Boa tarde, estimados colegas,

como ja é de ciencia de todos, a receita federal transmitiu uma live, com o intuito de esclarecer alguns pontos sobre a DIRBI.
Com isso, fica meu questionamento:

Para contextualizar, nossos clientes se encaixarão no credito presumido de atividades agropecuárias.

Sabemos que deverá ser preenchido o valor do credito presumido,
entretanto, seria o valor total do crédito presumido apurado no mês? 
ou o valor do crédito presumido utilizado para abater débitos dentro deste mês? (por exemplo, tive R$ 500,00 de crédito, utilizei R$ 100,00 para compensar débitos dentro da EFD, informaria esses R$ 100,00)
ou, outra opção seria o valor final? Crédito presumido - débitos compensados? (seguindo o exemplo anterior, informaria R$ 400,00)

Obrigado desde já, meus amigos

Art. 6º A Dirbi conterá informações relativas a valores do crédito tributário referente a impostos e contribuições que deixaram de ser recolhidos em razão da concessão dos incentivos, renúncias, benefícios e imunidades de natureza tributária usufruídos pelas pessoas jurídicas constantes do Anexo Único.

Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 28 junho 2024 | 15:30

Everton,
este tema é algo que está trazendo muitas dúvidas a todos pois temos poucas explicações para uma declaração que já inseriram para ser entregue dia 20.
Eu entendo que é o crédito que deixou de pagar na venda por causa do benefício fiscal, porém nao tenho certeza sobre este entendimento.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies