x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 2.832

Perdcomp - Retificação

Fontes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 6 agosto 2010 | 15:51

Boa tarde!

A situação é a seguinte:
Transmiti a PER para pedir créditos de IPI.
Em seguinda transmiti DCOMP para compensar estes creditos de IPI com outros tributos.

Passado um tempo, percebi que há incorreções na PER e precisarei retificá-la. A minha dúvida é se eu retificando a PER, vou precisar retificar a DCOMP também???

obrigado

Fontes

há 11 anos Terça-Feira | 10 agosto 2010 | 08:34

Oi Isis,
Então, eu alterando a PER (créditos), não irá influenciar nos valores que eu compensei com a Dcomp, pois os valores compensados, mesmo com a retificação da PER, continuará menor que os valores dos créditos na PER.
Mesmo assim, preciso retificar a Dcomp?

Isis D Avila

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 10 agosto 2010 | 10:24

Fontes, o valor total dos teus créditos vai mudar. Por exemplo: na original você havia apurado 100.000,00 de crédito e agora com a retificação ficou com 110.000,00. Se sim, terás que retificar, pois este é um dos checks que a Receita faz.

Fontes

há 11 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 14:58

Oi Isis, entao, estou imaginando o seguinte:

1º momento:
Tenho uma PER com crédito total de R$ 100.
Fiz uma DCOMP para usar estes créditos, porém, usei apenas R$ 80, ficando com saldo de R$ 20.

2º momento:
Precisarei retificar a PER pois havia erros, sendo assim, com a retificação, o crédito total passou a ser de R$ 110.
A Dcomp, vai continuar com os R$ 80 compensados, então, ficará com saldo de R$ 30,00.

Sendo assim, imagino que a PER retificadora irá substituir a PER original. Quando montamos a PER retificadora, deve-se informar o número da PER original.
Então, quando a Receita for fiscalizar uma DCOMP, ela ira puxar a PER para ver a procedencia dos créditos. Assim que ela puxar esta PER ela verá que esta PER foi retificada. Entao esta PER irá levar até a PER retificadora.

Diante disto, ao retificar a PER, vc acha mesmo necessário retificar também a DCOMP?

Isis D Avila

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 17:39

Fontes, você tem sim que retificar a Decomp, pois lá tem o 'histórico' do crédito.

Saldo original 100
Compensação 80
saldo a compensar 20

Se você não retificar esta declaração, fica difícil para a Receita 'enxergar' que depois desta Decomp você terá 30 de crédito, mesmo a PER sendo retificada.

Se você fizer uma nova compensação, não vai bater com as informações desta decomp, já que elas seguem uma linha. Você tem que demonstrar para a Receita em todas as Decomps o saldo original, a compensação e o saldo que ficou.

E você não precisa retificar as dctfs para informar o número das retificadoras e use como decomp inicial sempre a original. Pelo menos foi isso que nos foi passado em um curso e até hoje não tivemos problema. A Receita vincula as retificações às originais.

Fontes

há 11 anos Sexta-Feira | 13 agosto 2010 | 08:21

Bom dia Isis! Primeiramente, obrigado pela ajuda!!

É creio que vc tenha razão mesmo, pois na Dcomp temos que informar o crédito do documento inicial...

É que foram feitas várias PER e várias Dcomp e eu estava tentando encontrar um jeito de reduzir todo este trabalho.. mas pelo jeito nao vai dar.. rs

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.