x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.641

Um novo programa para escrita fiscal

OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 10 agosto 2010 | 09:55

Com o advento da EFD e EFD-pis cofins, nós contabilistas temos de admitir que a escrituração fiscal efetuada somente dentro do escritorio está com os dias contados. Hoje, vamos até nosso cliente, recolhemos os documentos e efetuamos a escrituração aqui no escritorio. No novo cenario, onde os itens de mercadorias e serviços deverão constar dos arquivos a serem enviados ao fisco, o sistema a ser utilizado na empresa e no escritorio deve ser unico. O sistema deve estar instalado no cliente onde suas vendas vão sendo registradas em tempo real, originando livros e arquivos fiscais e contabeis. Aqui no escritorio vamos complementar o serviço. Haverá a necessidade de nossa assistencia ser feita tambem lá no cliente. Portanto é interessante que aquelas empresas que já fornecem programas para escritorio de contabilidade, ofereçam ferramentas para os clientes desses escritorio, para que o sistema seja unico.

robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 10 agosto 2010 | 09:58

Será uma dor de cabeça e um custo a mais. Até porque a maioria das empresas que já tem programa pro financeiro, não vão querer a troca pra outro sistema e pro escritório também, a mesma coisa.
Mas, confiantes!

Rodrigo Victorino

Rodrigo Victorino

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 14 anos Terça-Feira | 10 agosto 2010 | 11:20

Bom dia...


Eu não acho que será uma dor de cabeça muito grande... Acredito que teremos apenas um trabalho maior... E entendo que as empresas não precisarão trocar seus sistemas... Por exemplo... Trabalho em uma empresa de Softwares Fiscal, Contábil, Faturamento, etc... Mas nada impede do escritório usar o nosso sistema e o cliente usar de outra empresa... Basta gerar um arquivo de importação e todas as informações serão importadas, inclusive os produtos... Pelo menos no nosso sistema é assim... Na minha opinião o problema maior será a qualidade das informações que irão para o escritório... Pois sabemos que nem sempre as pessoas que emitem as notas fiscais tem pleno conhecimento do que fazem.


Att.


Rodrigo Victorino

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 10 agosto 2010 | 15:34

Plenamente de acordo. Mas creio que esta "dor de cabeça", pode ser o remédio para maior relação do escritório de contabilidade com o cliente, pois havera necessidade de acompanhamento próximo. A valorização do serviço contábil também virá, em consequência destas mudanças.

Saudações contabilistas

Agnaldo

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Flávio Fernando Teixeira

Flávio Fernando Teixeira

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 14 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2010 | 14:55

Há uma mudança significativa em relação a valores.

O bom profissional irá prevalecer, uma vez que o trabalho deixara de ser braçal, com muitos colegas da profissão comentam, e passará a ser totalmente analítico.


Recentemente, realizei a parametrização no sistema para duas empresas, uma delas é um grupo de empresas compostas por quinze empresas com pelo menos uma filial, totalizando ao todo cerca de 35 empresas.

há muita coisa a ser considerada.

o PVA não irá permitir a validação dos dados com inconsistências, o cruzamento das informações irá considerá desde o CST do ICMS, IPI, PIS e COFINS, bem como os CFOP's utilizados, as alíquotas e fundamento legal quando necessário.

hojé tudo é muito simples, não há esse cruzamento, e as obrigações acessórias são individualizadas.


com a implementação do SPED, isso não será mais possível, logo, há uma carência de profissionais capacitados para realizar essa análise e implementa-las tanto nos sistemas como na cultura organizacional das empresas.

e não para por aí, aqui em São Paulo, na semana passada, foi aberta a audiência pública para o SAT do cupom fiscal eletrônico.

que trará mudanças significativas na área tributária aqui no Estado de São Paulo, e tudo isso começa pra valer já no inicio do próximo ano, ou seja, em 5 meses, háverá uma demanda muito grande de profissionais para a implementação das infomações nos sistemas.


mas não pensem que isso fica apenas na parametrização, e que depois é somente efetuar o simples lançamento no sistema.

os dados deverão ser lançados corretamente, deverá observar todos os conceitos da legislação tributária, e para isso há também uma demanda de profissionais capacitados.

hoje, esse serviço é realizado por auxiliares e assistentes financeiros e até mesmo por auxiliares fiscais, mas a qualidade das informações fica a desejar.

dessa forma, com a escrituraçao fiscal, também será necessário melhorar a qualidade dos lançamentos.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade