x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 104

Base de Cálculo do Simples Nacional das Receitas com Splts de Pagamentos na Máquina de Cartão

Sonia Maria Araujo Pereira

Sonia Maria Araujo Pereira

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 36 semanas Terça-Feira | 27 agosto 2024 | 17:29

Boa tarde!
Estou com uma empresa que é um hospital veterinário, onde oferece vários tipos de tratamento, cirurgias e exames, porém algumas especialidades o atendimento e com médicos parceiros do hospital e uma parte do valor da consulta, exames e cirurgias é repassado diretamente para o médico através de splits de pagamento direto na maquina de cartão de crédito, e só entra na conta do hospital o valor referente a parte do hospital, ou seja, quando o cliente faz um atendimento com o ortopedista, 50% do valor da consulta é do hospital e os outros 50% é do medico que atendeu, da mesma forma ocorre nos exames e na cirurgia então esse valor de 50% do médico a operadora de cartão já manda diretamente para a conta do médico e so entra na conta do hospital os outros 50% e cada um paga o imposto referente a sua parte. Porém na hora que o cliente efetua o pagamento o hospital emite a nota fiscal no valor total da consulta ou do tratamento completo.
A minha dúvida é como eu posso fazer para pagar o imposto referente só a receita de fato da clinica que é de 50% já que o medico que recebeu os outros 50% também vai pagar o imposto da receita dele? O hospital está enquadrado no Simples Nacional
Existe uma formal legal de pagar o tributo somente da parte que realmente entra pro hospital já que ele é obrigado a emitir a nota para o paciente no valor total dos serviços?

Luiz - Marka Contabilidade

Luiz - Marka Contabilidade

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 36 semanas Quarta-Feira | 28 agosto 2024 | 15:20

O correto seria a emissão de 2 notas fiscais, 1 pelo hospital pelos 50%;  e outra pelo especialista pelos outros 50%.

Ou o hospital emite a nota fiscal para o consumidor, faz o abatimento dos impostos o que sobrar faz a divisão e o especialista emite a nota fiscal para o hospital para receber.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade