Dário dos Santos Ferreira
Bronze DIVISÃO 3 , Assistente FiscalOlá, bom dia!
Uma empresa do lucro real pode se apropriar de créditos de uma devolução de venda?
Quais as operações que geram créditos de PIS e COFINS?
respostas 6
acessos 464
Dário dos Santos Ferreira
Bronze DIVISÃO 3 , Assistente FiscalOlá, bom dia!
Uma empresa do lucro real pode se apropriar de créditos de uma devolução de venda?
Quais as operações que geram créditos de PIS e COFINS?
Márlus Mauri de Meira Mathias
Diamante DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeDário, bom dia
se na venda o produto foi tributado ( CST 01 ) não há impedimento para que no caso de devolução dê a entrada no CST 050
permitindo o seu crédito
operações :
compra mercadorias
fretes
alugueis pagos a PJ
energia eletrica
combustiveis ( desdde que seja industria ) , e nem todos
Márlus
Allan Souza
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Dário,
Se a venda gerou débito dos impostos, em sua devolução você poderá se apropriar esses créditos.
As operações que geram créditos depende muito da empresa. Há situações que uma empresa pode tomar créditos e outra não pode. Seria interessante verificar mais a fundo a legislação de PIS e COFINS, porém as situações que o colega Márlus citou já é um início.
Att.
Dário dos Santos Ferreira
Bronze DIVISÃO 3 , Assistente FiscalCompreendi, Márlus e Allan! Muito obrigado ...
Alisson Felipe Machado
Prata DIVISÃO 4 , Coordenador(a) FiscalAdendo no tópico, para entender melhor o que gera direito a crédito sugiro a leitura das Leis 10.637/2002 e 10.833/2003, especialmente os 3 primeiros artigos de cada, trazem as normas gerais dos 2 impostos e os créditos admissíveis.
E principalmente lei o Parecer Normativo Cosit 05-2018
Ele traz a luz do entendimento do fisco quanto ao conceito de insumos definidos pelo TST e que são geradores de créditos de PIS e COFINS, ele explica bem detalhadamente traz exemplos e tudo mais, é uma leitura meio grande mas muito valida e pertinente a quem atua na área.
Sidney Costa
Ouro DIVISÃO 2 , Analista SistemasA devolução de venda deve anular inteiramente os débitos da venda, nem um centavo a menos, nem um centavo a mais.
Dário dos Santos Ferreira
Bronze DIVISÃO 3 , Assistente FiscalValeu, Pessoal! Muito Obrigado
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade