Renata Morais de Oliveira
Prata DIVISÃO 3 , Administrador(a)Pessoal, sou nova na área fscal.
Tem um cliente que além de comércio, presta serviço de manutenção e conserto de máquinas, equipamento e ferramentas pneumáticas, código de serviço 14.01 - Lubrificação, limpeza, lustração, revisão, carga e recarga, conserto, restauração, blindagem, manutenção e conservação de máquinas, veículos, aparelhos, equipamentos, motores, elevadores ou de qualquer objeto (exceto peças e partes empregadas, que ficam sujeitas ao ICMS).
Minha dúvida é: Deve fazer a retenção do PIS, COFINS e CSLL?
Verifiquei em uma matéria que diz:
Regra Geral: Em regra geral, estão sujeitos à retenção os serviços de limpeza e manutenção ou conservação, sendo irrelevante se a profissão é regulamentada ou não (IN SRF Nº 459/2004, ARTIGO 1º, § 2º).
INAPLICABILIDADE DA RETENÇÃO - Não haverá retenção quando tratar-se de serviço de manutenção em caráter isolado, como, por exemplo, um mero conserto de um bem defeituoso (IN SRF n° 459/2004, artigo 1°, § 2°, inciso II). - Não haverá retenção quando tratar-se de serviço de manutenção em caráter isolado, como, por exemplo, um mero conserto de um bem defeituoso (IN SRF n° 459/2004, artigo 1°, § 2°, inciso II).
CONSULTAS RELACIONADAS - De acordo com a SC Cosit n° 294/2017 (CSLL e PIS/Cofins), 99.098/2017 (CSLL e PIS/Cofins) e 167/2016 (CSLL e PIS/Cofins), a prestação de serviços de manutenção ou conservação de qualquer bem, visando colocá-los em condições adequadas de uso, inclusive revisão e manutenção preventiva periódica em veículos automotores, exceto se a manutenção for efetuada em caráter isolado, como um mero conserto de um bem defeituoso estão sujeitos à retenção na fonte da CSLL, PIS e Cofins.
O que me confunde é essa questão de "serviço de manutenção em caráter isolado, como, por exemplo, um mero conserto de um bem defeituoso" Pois uma empresa contrata esse meu cliente para consertar a peça dele, meu cliente não possui contrato de manutenção preventiva ou algo do tipo, então isso me confunde.
Alguém poderia me explicar como interpretar essa questão e se realmente deve ser feita a retenção dos impostos federais?