Fábiobendo
Iniciante DIVISÃO 4 , Coordenador(a) ContabiliddeAs empresas LUCRO PRESUMIDO na venda de imobilizado tributa todos os impostos (PIS/COFINS/IR/CSSL)?
Ou somente IR/CSSL?
Estou com esta dúvida
respostas 1
acessos 3.224
Fábiobendo
Iniciante DIVISÃO 4 , Coordenador(a) ContabiliddeAs empresas LUCRO PRESUMIDO na venda de imobilizado tributa todos os impostos (PIS/COFINS/IR/CSSL)?
Ou somente IR/CSSL?
Estou com esta dúvida
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa tarde Fabio
O Ganho de Capital auferido na alienação de bens do Ativo Imobilizado das empresas tributadas pelo Lucro Presumido, tem a incidência do IRPJ e da CSLL sobre a segunda base.
Vale dizer que incidem diretamente sobre o lucro (sem a presunção) nas alíquotas de 15% e 9% respectivamente.
É o que se lê no Inciso II do Artigo 25 da Lei 9.430/96 - http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Leis/Ant2001/lei943096.htm
E no § 1º e o caput do Artigo 521 do RIR/1999
http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/RIR/L2Parte3.htm
Por oportuno cabe lembrar que os referidos impostos incidem apenas sobre o lucro apurado pela diferença entre o custo de aquisição do móvel (ou imóvel) diminuído (se for o caso) da depreciação acumulada até a data da alienação e o valor desta última.
Na dúvida, disponha do Forum
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade