Gilmar B. Silva
Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidadese um tomador de serviços reteu os impostos eu estou obrigado a pagar mesmo assim ?
quem está obrigado? e quem estar isento ?
respostas 4
acessos 2.242
Gilmar B. Silva
Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidadese um tomador de serviços reteu os impostos eu estou obrigado a pagar mesmo assim ?
quem está obrigado? e quem estar isento ?
Wellington Resende Melo
Ouro DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeBoa tarde!
Gilmar B. Silva,
Boas vindas ao forum contabeis!
Exemplo 1. TRATAMENTO CONTÁBIL
O Imposto de Renda descontado na Fonte sobre os servicos prestados por pessoa jurídica a outra pessoa jurídica será considerado como antecipação do devido pela beneficiária (art. 650 do RIR/99).
Desta forma, o Imposto Retido na Fonte, na pessoa jurídica x prestadora do serviço, assume características de um direito a ser compensável, e assim sendo será classificado no Ativo Circulante como IRRF a recuperar.
Por outro lado, na pessoa jurídica tomadora do serviço, que tem a obrigatoriedade de reter e recolher o imposto devido sobre o valor do serviço a ser pago, o Imposto de Renda será tratado como uma obrigação, e assim será classificado no Passivo Circulante como IRRF a recolher. Gilmar se continuar com duvidas volte a postar que algum colega lhe ajudara.
Wellington Resende.
Nelson Aparecido Leme
Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a) ContabilidadeRicardo Santos
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Prezado Gilmar,
Veja o Exemplo Abaixo:
Valor dos Serviços: R$ 5.000,00
Retenções:
Pis - (0,65%) = 32,50
Cofins (3%) = 150,00
CSLL (1%) = 50,00
IRRF (1,5%) = 75,00
Observe que o sendo a empresa tributada pelo Lucro Presumido, deveria pagar os seguintes impostos:
Pis - 32,50
Cofins - 150,00
CSLL (32%*9%) = 144,00
IRRF (32%*15*) = 240,00
Repare que o valor devido do Pis e Cofins não terá Saldo a pagar devido as retenções, já no caso da CSLL e do IRRF, há valores a pagar como mostra:
IRPJ = devido - retenções
IRPJ = 240,00 - 75,00
IRPJ = 165,00 (IRPJ a recolher)
CSLL = devido - retido
CSLL = 144,00 - 50,00
CSLL = 94,00 (CSLL a recolher)
Espero ter ajudado.
este assunto já foi debatido exaustivamente no forum.
Wellington Resende Melo
Ouro DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeSenhor Nelson Boa tarde!
Especifiquei o tratamento contabil e peguei como base IRRF, conforme dito pelo nosso colega Ricardo, esse assunto já foi exaustivamente debatido no fórum.
Wellington Resende.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade