x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 110

Nota de Conserto/Troca

Matheus

Matheus

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Financeiro
há 20 semanas Quarta-Feira | 4 dezembro 2024 | 09:49

Olá prezados (as)

Um cliente emitiu uma nota para nós com a natureza de operação "Remessa para Conserto/Troca", porém esse produto não tem conserto, vamos ter que enviar um novo pra ele. 
A minha pergunta é eu posso dar entrada nessa nota no meu sistema e alterar para devolução de mercadoria na natureza de operação, ou tenho que pedir pra ele emitir outra nota como devolução de mercadoria. ? Ou devo dar entrada da forma que ele emitiu mesmo como Conserto/Troca ?
Obs: Nossa empresa é do Lucro Presumido.

Alves

Alves

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 20 semanas Quarta-Feira | 4 dezembro 2024 | 11:16

Olá Matheus.

Essa prática de alterar não é recomendada porque a alteração unilateral da natureza de operação pode levar a divergências em fiscalizações ou cruzamentos de dados pelo fisco.
O ideal é pedir ao cliente que emita uma nova nota ou carta de correção com a natureza de operação adequada. Assim, você garante que toda a operação está devidamente documentada. Se isso não for possível, registre a nota como foi emitida, mas documente a situação para respaldo fiscal e contábil.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade