x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 311

Nota fiscal de devolução emitida pelo fornecedor

Luigi

Luigi

Iniciante DIVISÃO 1 , Gerente Administrativo
há 16 semanas Segunda-Feira | 30 dezembro 2024 | 21:55

Boa noite, estou com uma dúvida 
Fiz a compra de uma mercadoria, eu faço o lançamento dessa nota antecipadamente, e após o recebimento no meu estoque ela é registrada no livro de entradas através do coletor no estoque. Entretanto, antes dessa nota chegar no meu estoque, o fornecedor emitiu uma nota de devolução parcial (no caso, mercadoria essa, que ja estava em falta na separação dele). Quando ocorre a entrada da nota de compra no meu sistema, eu emito uma nota de devolução parcial e somente desconsidero a nota de devolução parcial emitida por ele (sem realizar o manifesto).
Gostaria de saber se esse procedimento está correto, pois pelo que eu saiba, a nota de devolução tem que sair do cliente. Ou se no caso eu teria de lançar essa nota de devolução emitida por ele no meu sistema, sem realizar a minha nota de devolução.

Outro ponto em questão, tenho um atacado também, o meu cliente não ficou com determinado item. Posso fazer a nota de devolução parcial contra o CNPJ dele ou não? Pois o que foi nos orientado até o momento, é que não poderíamos fazer uma nota de devolução parcial, e no entanto, teríamos que fazer uma nota de devolução total (pois já havia ultrapassado o prazo legal de 24h) e gerar uma nova nota com os itens corretos.

Desde já,
obrigado

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 semanas Sábado | 4 janeiro 2025 | 08:25

Bom Dia,

No primeiro caso, o fornecedor emitiu uma nota de entrada da venda que ele fez a sua empresa, ERRADO. O correto era ele solicitar a NF de devolução a sua empresa.

No segundo caso, sem sombra de dúvida que a devolução poderá ser parcial apenas do item que está em desacordo, lembrando que a nota de devolução deverá ser abatida do valor total da nota que deverá ser paga.

RICMS 2000/SP

At. te

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade