x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 77

Receber pix de uma empresa que investi porém não sou sócio

Carlos

Carlos

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a) Materiais
há 17 semanas Sábado | 4 janeiro 2025 | 03:21

Investi 50 mil na empresa do meu primo e o negócio deu certo, ele vai me pagar 100 mil de uma só vez e mais pagamentos mensais de 10 mil a partir do próximo mês.A dúvida é: ele pode transferir direto da conta do cnpj dele pra minha conta pessoa física sem nenhum encargo?Ou quais impostos eu deveria pagar ou ele deveria pagar pra deixar tudo regularizado?Ou é melhor ele transferir pra conta dele de pessoa física e depois pra minha conta de pessoa física?Obrigado.

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 semanas Sábado | 4 janeiro 2025 | 19:55

Boa Noite,

Eu acho que desde o início faltou uma formalização.

Quando você transferiu 50k como investimento deveria ter um contrato, um acordo, algum documento registrado em cartório.

Agora, para você receber o retorno disso, precisa vir com pelo menos um recibo por que você vai precisar informar na Declaração do IR PF.

Se a empresa exigir recibo de você e constar seu CPF, deverá reter pela tabela INSS e IRRF, pois do contrário a empresa é responsável pelo não recolhimento.

Se a empresa possuir um bom contador, ele vai orientar sobre isso, pois do contrário, o Balancete da empresa fica cheio de falhas, pois para todo pagamento há que ter contrapartidas.

At. te

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade