x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 235

Erro R-11/campo 23 ao importar arquivo .dec baixado do eCAC na DCTF versão 3.7

Gabriele Gretes Mendes Pereira

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 16 semanas Sábado | 4 janeiro 2025 | 21:04

Boa noite, pessoal.

Tenho a versão 3.7b da DCTF instalada. Fui no eCAC e baixei a cópia das seguintes DCTFs entregues: 02/2023, 06/2023, 07/2023, 10/2023 e 12/2023. Porém, ao importá-las no PGD da versão 3.7b é gerado um erro no R-11/campo 23: "Valor Pago do Débito não pode ser superior ao Valor Total do DARF".

Pergunto: como corrigir isto? Não fui a pessoa quem entregou a DCTF na época, mas como é possível entregar uma DCTF com o valor pago do débito maior que o valor total do DARF? A Receita aceita uma DCTF assim, mas depois gera uma notificação? Porque este erro vem do arquivo que foi baixado da própria Receita. E como corrigir esta situação?

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 semanas Segunda-Feira | 6 janeiro 2025 | 11:45

Bom Dia,

Tem a ver com o saldo do IR/CS em quotas.

At. te

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

há 16 semanas Segunda-Feira | 6 janeiro 2025 | 14:28

Oi, Telma! 

Minha empresa não recolhe IR/CS, pois somos imunes. O que me intriga é o arquivo ter sido processado e transmitido para a Receita, eu baixar ele do eCAC e ao importar para o PGD apresentar este erro. Estava analisando a declaração que obtive em extrato do processamento - DCTF pelo eCAC. Todos os valores do "Valor pago do débito" batem com o "valor total do DARF". Não é estranho o arquivo baixado da própria Receita apresentar este erro e ao consultar a declaração também diretamente da Receita não ter esta divergência? 

Eu acho que não estou compreendendo muito bem como a DCTF funciona. No meu raciocínio, um arquivo que apresenta uma divergência entre "valor total DARF" inferior ao "valor pago do débito" não seria passível de transmissão. E, mesmo assim, a declaração baixada pelo eCAC não apresenta diferença... Complicado. 

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 semanas Segunda-Feira | 6 janeiro 2025 | 17:20

Gabriele,

Me arrisco a dizer que não é este erro na verdade, pode ser versão de DCTF...olha menina, difícil...queria te ajudar...

Tentar gerar no seu sistema um novo arquivo...

At. te

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

há 16 semanas Segunda-Feira | 6 janeiro 2025 | 17:53

Pensei em fazer isto mesmo, Telma. Gerar uma retificadora referenciando o número da última DCTF entregue. Mas sobre a versão, estou com a última (37.b) instalada. E, mesmo assim, é estranho porque, por exemplo, não tive problemas em importar a de 11/2023, mas a de 12/2023 teve o erro acima.

Estou achando que é problema de preenchimento... vou analisar melhor a declaração com problema para verificar o que pode ter sido. Muito obrigada pela ajuda. 

Abs,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade