x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 135

Erro R-11/campo 23 ao importar arquivo .dec baixado do eCAC na DCTF versão 3.7

Gabriele Gretes Mendes Pereira

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 2 semanas Sábado | 4 janeiro 2025 | 21:04

Boa noite, pessoal.

Tenho a versão 3.7b da DCTF instalada. Fui no eCAC e baixei a cópia das seguintes DCTFs entregues: 02/2023, 06/2023, 07/2023, 10/2023 e 12/2023. Porém, ao importá-las no PGD da versão 3.7b é gerado um erro no R-11/campo 23: "Valor Pago do Débito não pode ser superior ao Valor Total do DARF".

Pergunto: como corrigir isto? Não fui a pessoa quem entregou a DCTF na época, mas como é possível entregar uma DCTF com o valor pago do débito maior que o valor total do DARF? A Receita aceita uma DCTF assim, mas depois gera uma notificação? Porque este erro vem do arquivo que foi baixado da própria Receita. E como corrigir esta situação?

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 semanas Segunda-Feira | 6 janeiro 2025 | 11:45

Bom Dia,

Tem a ver com o saldo do IR/CS em quotas.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

há 2 semanas Segunda-Feira | 6 janeiro 2025 | 14:28

Oi, Telma! 

Minha empresa não recolhe IR/CS, pois somos imunes. O que me intriga é o arquivo ter sido processado e transmitido para a Receita, eu baixar ele do eCAC e ao importar para o PGD apresentar este erro. Estava analisando a declaração que obtive em extrato do processamento - DCTF pelo eCAC. Todos os valores do "Valor pago do débito" batem com o "valor total do DARF". Não é estranho o arquivo baixado da própria Receita apresentar este erro e ao consultar a declaração também diretamente da Receita não ter esta divergência? 

Eu acho que não estou compreendendo muito bem como a DCTF funciona. No meu raciocínio, um arquivo que apresenta uma divergência entre "valor total DARF" inferior ao "valor pago do débito" não seria passível de transmissão. E, mesmo assim, a declaração baixada pelo eCAC não apresenta diferença... Complicado. 

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 semanas Segunda-Feira | 6 janeiro 2025 | 17:20

Gabriele,

Me arrisco a dizer que não é este erro na verdade, pode ser versão de DCTF. ..olha menina, difícil...queria te ajudar...

Tentar gerar no seu sistema um novo arquivo...

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

há 2 semanas Segunda-Feira | 6 janeiro 2025 | 17:53

Pensei em fazer isto mesmo, Telma. Gerar uma retificadora referenciando o número da última DCTF entregue. Mas sobre a versão, estou com a última (37.b) instalada. E, mesmo assim, é estranho porque, por exemplo, não tive problemas em importar a de 11/2023, mas a de 12/2023 teve o erro acima.

Estou achando que é problema de preenchimento... vou analisar melhor a declaração com problema para verificar o que pode ter sido. Muito obrigada pela ajuda. 

Abs,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.