x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 109

DARF pago em atraso e DCTF mensal

Ana Luisa Savi

Ana Luisa Savi

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 2 semanas Segunda-Feira | 6 janeiro 2025 | 08:33

Pessoal,

Precisei fazer uma reapuração do lucro presumido do 3 trimestre/2024 e gerei um DARF complementar para pagamento da diferença. 

Retifiquei a DCTF mensal, porém no ecac está acusando a pendência de um débito. O valor da pendência é justamente o valor dos juros+multa do DARF. 

Alguem consegue me auxiliar?

Obrigada!

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 semanas Segunda-Feira | 6 janeiro 2025 | 11:37

Bom Dia,

A RFB está calculando os juros e multa sobre o montante, certo?

Penso eu, que o certo é recolher pois o sistema entendeu que na época o valor correto era o total e agora precisa ser atualizado.

Vamos aguardar mais opiniões dos colegas, eu penso ser isso.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Kaik Rodrigues Vieira
Moderador

Kaik Rodrigues Vieira

Moderador , Consultor(a) Contabilidade
há 2 semanas Segunda-Feira | 6 janeiro 2025 | 11:48

Ana, 

Se o valor é exatamente o devido, foi gerado com os encargos? Pois como a colega Telma informou o sistema deve ter entendido que deveria ser recolhido em atraso, caso o DARF seja apenas dos juros e multas é necessário realizar o pagamento sim.

Porém, se o fato for que o DARF que tu fez e recolheu já estava com os encargos devidos da época, sugiro entrar no portal e-cac na aba outros serviços ir em chat e selecionar a opção regularização de impostos e pedir o processamento do pagamento.

sds.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES
Ana Luisa Savi

Ana Luisa Savi

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 2 semanas Segunda-Feira | 6 janeiro 2025 | 11:50

Perfeito Telma, no momento em que gerei o novo DARF ja gerou multa e juros e o montante (principal + juros + multa) foram pagos. 

Na DCTF informei os 2 pagamentos. No pagamento complementar já adicionei o valor da multa e juros nos campos apropriados da DCTF. 

realmente não estou entendendo porque o ecac está apontando o débito...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.