x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 221

Mudança do PIX - Pagamento a prazo

Paulo Gilberto de Oliveira Filho

Paulo Gilberto de Oliveira Filho

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a) Empresas
há 15 semanas Terça-Feira | 7 janeiro 2025 | 13:54

Meu pai tem um posto de gasolina, e eu gostaria de tirar uma dúvida que deixou a gente preocupado.
É uma cidade pequena do interior, então ele tem uma carteira de clientes enorme que abastece e paga depois, o famoso "vale". Quando um cliente desses abastece, a NFC-e é emitida como venda em dinheiro, mas, por exemplo, tem cliente que depois faz pix de R$50.000,00 pra pagar os vales acumulados.
Nossa dúvida é essa: Numa eventual fiscalização por causa dessa nova regra, como fica essa questão? O fiscal pode interpretar que as notas emitidas em dinheiro são de outras vendas, em vez das vendas pagas pelo pix?
Só pra deixar claro, quando a pessoa abastece pra pagar na hora por pix, a nota é emitida como pagamento por pix pela maquininha do cartão. Esses vales são pagos por transferência direto pra conta.

Nivandro do Nascimento Falcao

Nivandro do Nascimento Falcao

Bronze DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 15 semanas Terça-Feira | 7 janeiro 2025 | 14:58

Boa Tarde, Paulo Gilberto.
Pelo o que pude entender, o cliente abastece o veiculo, assina o vale (compromisso de pagamento ), você emite o cupom fiscal do abastecimento, e então você libera o cliente.
Então, o cupom fiscal no momento da emissão  automaticamente já informa a Secretaria da Fazenda. Porem para evitar problemas você, emitirá o cupom para o cliente e outro cupom para seu arquivo financeiro. No momento do pagamento seja PIX, cheque ou transferência. Você então resgatará os cupons emitidos ao seu cliente e emitirá uma Nota Fiscal e no rodapé da nota você identifica os numero dos cupons. Sendo assim, teria como comprovar que todos os cupons que foram emitidos anteriormente são referente a determinada Nota Fiscal.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade