x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 188

Mudança do PIX - Pagamento a prazo

Paulo Gilberto de Oliveira Filho

Paulo Gilberto de Oliveira Filho

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 2 semanas Terça-Feira | 7 janeiro 2025 | 13:54

Meu pai tem um posto de gasolina, e eu gostaria de tirar uma dúvida que deixou a gente preocupado.
É uma cidade pequena do interior, então ele tem uma carteira de clientes enorme que abastece e paga depois, o famoso "vale". Quando um cliente desses abastece, a NFC-e é emitida como venda em dinheiro, mas, por exemplo, tem cliente que depois faz pix de R$50.000,00 pra pagar os vales acumulados.
Nossa dúvida é essa: Numa eventual fiscalização por causa dessa nova regra, como fica essa questão? O fiscal pode interpretar que as notas emitidas em dinheiro são de outras vendas, em vez das vendas pagas pelo pix?
Só pra deixar claro, quando a pessoa abastece pra pagar na hora por pix, a nota é emitida como pagamento por pix pela maquininha do cartão. Esses vales são pagos por transferência direto pra conta.

Nivandro do Nascimento Falcao

Nivandro do Nascimento Falcao

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 2 semanas Terça-Feira | 7 janeiro 2025 | 14:58

Boa Tarde, Paulo Gilberto.
Pelo o que pude entender, o cliente abastece o veiculo, assina o vale (compromisso de pagamento ), você emite o cupom fiscal do abastecimento, e então você libera o cliente.
Então, o cupom fiscal no momento da emissão  automaticamente já informa a Secretaria da Fazenda. Porem para evitar problemas você, emitirá o cupom para o cliente e outro cupom para seu arquivo financeiro. No momento do pagamento seja PIX, cheque ou transferência. Você então resgatará os cupons emitidos ao seu cliente e emitirá uma Nota Fiscal e no rodapé da nota você identifica os numero dos cupons. Sendo assim, teria como comprovar que todos os cupons que foram emitidos anteriormente são referente a determinada Nota Fiscal.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.