x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 398

IRPF: Venda de terreno não registrado

Aparecida Lopes

Aparecida Lopes

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 2 semanas Terça-Feira | 7 janeiro 2025 | 21:22

Amigos, olá.

Minha família toda é da roça, onde “herdaram” um loteamento de nossos antepassados. Porém esses terrenos não possui documentação nem espólio de meu avó. Apenas uma “divisão entre irmão de boca”.

Meu pai recentemente vendeu a parte dele para minha tia. Valor de R$40.000,00. E esse valor ela passou direto na minha conta corrente. 

Como essa “herança” não tem uma documentação legítima, apenas um documento contestando que a família é proprietária do lote, como ficaria para declarar esse imposto de renda? Ainda mais considerando que o dinheiro foi passado em minha conta? 

.
Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 semanas Quarta-Feira | 8 janeiro 2025 | 13:47

Bom Dia,

Os imóveis devem ser declarado no IR independente se há escritura ou não.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 semanas Quinta-Feira | 9 janeiro 2025 | 08:48

Bom Dia Aparecida,

Sim, porque a Receita fiscalize a "renda", ou seja, o dinheiro que cai na conta e precisa recolher o IR, esta parte de escritura e inventário é regulado pelo Código Civil e a Receita é regulado pelo Regulamento do Imposto de Renda.

Eu acho melhor vc estar OK com a Receita do que não estar OK com nenhum dos 2.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.