x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 122

Imposto de renda - Renda não tributável - Ajuda financeira dos pais

Ana Caroline

Ana Caroline

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 1 semana Quinta-Feira | 9 janeiro 2025 | 21:22

Boa noite, pessoal.

A minha dúvida é bem específica e eu tenho tido dificuldade em entender esse assunto completamente, por conta própria, lendo regulamentos e vendo notícias na internet.

Entendo que há a fiscalização pela RF com a movimentação acima de 5 mil reais mensais, mas fiquei na dúvida sobre a declaração. Eu, como estudante, passarei a receber 2400 reais no valor de bolsa-estágio + vale transporte em torno de 200 reais neste semestre (vai aumentar). Até aí tudo bem, porque está dentro do limite de rendimento tributável para não declarar IR. Porém, venho recebendo auxílio financeiro dos meus pais, uma vez que minha mãe me ajuda a pagar a faculdade, o aluguel e minhas contas mensais. Minha mãe me transfere dinheiro de conta bancária de pessoa jurídica, se é que isso importa. Meu pai me paga pensão alimentícia e ajuda em algumas contas também, com transferências efetuadas de pessoa física. Nisso, o valor que eu recebo mensalmente pode ultrapassar 5 mil reais, mesmo que eu use a maior parte para arcar com meu sustento. Nenhum dos dois me declara como dependente no IR.

Minha dúvida é se o que recebo dos meus pais me faz ser obrigada a declarar imposto de renda. A princípio, eu havia entendido que o que recebo deles seria rendimento não tributável e, por isso, eu não precisaria fazer a declaração, visto que só é necessário quando ultrapassa 200 mil reais anuais. Alguém poderia me ajudar a entender? Eu agradeceria imensamente!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.