x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 98

Dúvidas como Declarar esse ano o IRPF.

Roni Pasetto Boeira

Roni Pasetto Boeira

Iniciante DIVISÃO 1, Autônomo(a)
há 3 semanas Quinta-Feira | 16 janeiro 2025 | 09:21

Bem amigos minha esposa e eu somos trabalhadores autônomos. Somos cuidadores de idosos.

Acontece que ela recebe os dela pelo minha poupança na minha conta essa poupança não é conjunta ainda. "Ela pede para colocar direto na minha conta para poder pagar as contas de luz, condomínio etc..."

Como faria para lançar esses valores ???

Ela ganhou cerca de" 11.000,00  valor total ano "passado "descontando as passagens"

Me falaram para fazer o dela normal com os valores que ela recebeu... E depois no dela colocar como ela tivesse me doado esse valor naia minha conta e especificar que seria para ajudar nas despesas do imóvel ???
 E no meu coloco que recebi o valor doado dela "que realmente fizemos isso"
Ou lançaria tudo só no meu como só se eu tivesse recebido ????

Ou teria outra forma ?? Ela não quer ficar sem comprovante de renda....

Obs. Minha esposa é separada e a conta de banco dela ainda está com sobrenome do Ex... Já fomos no banco trocar umas 3 vezes e falaram que trocariam em alguns dias e não trocaram.. por isso ela estava usando a minha... "Esse ano pedi para ela receber nesse mesmo com com o sobrenome do ex mesmo...

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 semanas Quinta-Feira | 16 janeiro 2025 | 09:36

Bom Dia,

Em relação à mudança do nome no banco: Vá presencialmente com os documentos originais e atuais, o RG tem validade de 10 anos e hoje em dia é muito usado o RG digital que é baixado através do app, saia de lá com um comprovante do banco com a alteração do nome.

O correto para regularizar sua situação é o seguinte: 
A esposa com uma conta corrente em nome dela;
Sua conta corrente em seu nome;
Se as declarações de imposto de renda são individuais, as contas correntes também devem ser.

At. te

Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
David Henrique Nunes da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 semanas Quinta-Feira | 16 janeiro 2025 | 09:40

Estimado Roni,
São 11 mil no ano? Esse valor, se for por ano, não é tributável. Apesar da "bagunça" bancária, ela pode declarar separado.
Agora, se for 11 mil por mês, precisa pagar o Imposto de Renda, inclusive autônomo precisa pagar pelo carnê leão.

E você, se casados ou união estável, podem declarar juntos e utilizar a mesma declaração como comprovante de renda também.

SAPI Contabilidade e Consultoria
@sapicontabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.