x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 184

aplicação financeira de empresa do lucro presumido

LARISSA ALVES AZEVEDO

Larissa Alves Azevedo

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 semanas Quarta-Feira | 22 janeiro 2025 | 12:39

Boa tarde

Uma empresa  do lucro presumido me enviou o informe de aplicações financeiras do banco e nele tem o valor da aplicação e ao lado uma coluna de imposto retido. Eu devo recolher algum darf sobre esse imposto retido? se sim, como?e devo colocar isso em alguma declaração?o código dele é 6800, já fiz diversas buscas na internet sobre isso e não achei nada....

Att 

Larissa

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 13 semanas Quarta-Feira | 22 janeiro 2025 | 16:29

Boa tarde,

Sim, a empresa que aplica deverá recolher o IR no cód 6800.

Art. 521 do RIR/1999

https://www.sabios.net.br/Orienta61.html

At. te

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
VITOR HORNES

Vitor Hornes

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 semanas Quarta-Feira | 22 janeiro 2025 | 17:05

Olá, boa tarde! 
Orientação sobre a Apuração de Rendimentos e Tributos:
O cliente deverá solicitar o relatório de rendimento relacionado aos investimentos realizados, para incluir os valores na apuração trimestral.
Adição à Base de Cálculo
Os rendimentos obtidos com os investimentos devem ser acrescentados à base de cálculo do IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) , juntamente com o faturamento da empresa.
Tributação sobre os Rendimentos
A tributação sobre a incidência dos rendimentos segue as alíquotas de:15% para o IRPJ9% para a CSLLEsses percentuais incidem diretamente sobre os rendimentos adicionados à base de cálculo.Dedução do Imposto Retido na Fonte
Caso tenha ocorrido retenção de Imposto de Renda na Fonte sobre os rendimentos, esse valor pode ser utilizado como dedução no cálculo final do IRPJ devido.

ATT. Vitor Hornes                                   
@hornescontador

LARISSA ALVES AZEVEDO

Larissa Alves Azevedo

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 semanas Quinta-Feira | 23 janeiro 2025 | 09:28

Bom dia a todos,muito obrigada pelas informações!!!

Ainda tenho uma dúvida... devo colocar no faturamento:

Faturamento + rendimento de aplicação financeira, fazer a apuração o IRPJ e CSLL e o valor da retenção desse imposto sobre aplicações financeiras que está no extrato bancário eu gero um darf 6800 e também informe esse DARF na DCTF?

Li o que vocês enviaram e consta essa dúvida.

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 13 semanas Quinta-Feira | 23 janeiro 2025 | 09:36

Bom Dia

darf 6800 e também informe esse DARF na DCTF?
Na DCTF WEB para gerar a guia da retenção.

At. te

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade