x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 213

Renda Variável

E.David

E.david

Prata DIVISÃO 1 , Gerente Administrativo Financeiro
há 1 ano Quinta-Feira | 23 janeiro 2025 | 14:31

Boa tarde,
Tenho um cliente que começou a fazer aplicações em renda variável, quando tem lucro, deve recolher o ir ref ao ganho.
No caso de prejuízo, esse valor, pode ser compensado nos meses posteriores, caso tenha lucro.
O valor do prejuízo, como devo registrar  ele na contabilidade , para ser compensado quando ocorrer o lucro na operação.

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 23 janeiro 2025 | 15:31

Boa tarde,

O prejuízo é registrados em "Prejuízos Acumulados" no PL, quando houver lucro faça o lançamento contábil inverso.

At. te

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate - CONTADORA
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Abertura, encerramento, alterações societárias, IR,  assessoria MEI, SIMPLES, PRESUMIDO e REAL, Reforma Tributária, DP, Contabilidade, Emissão e Parametrização de Notas Fiscais de vendas e serviços, Planejamento Tributário.
Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 24 janeiro 2025 | 08:02

E. Davi, bom dia,

Ele é demonstrado apenas na DRE, ou seja, não vai para Prejuízos não.

At. te

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate - CONTADORA
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Abertura, encerramento, alterações societárias, IR,  assessoria MEI, SIMPLES, PRESUMIDO e REAL, Reforma Tributária, DP, Contabilidade, Emissão e Parametrização de Notas Fiscais de vendas e serviços, Planejamento Tributário.
Débora

Débora

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 29 janeiro 2025 | 15:04

Também tenho dúvidas quando se refere a Renda variável na PJ. Acima a Telma fala em lançar no PL o resultado(prejuízo) e depois em DRE.

Em se tratando de Ganhos e Perdas com Renda Variável : Os ganhos tributáveis na venda é correto lançar desta forma:

D: Investimentos Renda Variável (AC)
C: Ganhos auferidos com Renda Variável

Quando do Prejuízo:
D: conta de Resultado - perda (DRE)
C: Investimentos Renda Variável(AC)

Está correto utilizar a conta de AC? ou a operação seria outra?

grata desde já

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies