x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 5.399

ACUMULADO NO MIT

ANDREIA

Andreia

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escritório
há 11 semanas Quarta-Feira | 5 fevereiro 2025 | 08:30

Ola, empresa lucro presumido em 12/2024 teve imposto do pis r$5,00 menor que r$10,00 acumulou para 01/2025 entendo que devo somar no mit e fazer o recolhimento estaria correto pois em dezembro não havia mit???? no entanto a partir de 01/2025 no mit se o valor for de r$5,00 menor que  r$10,00 posso informar no mit e recolher no dctf web juntos com outros impostos dai daria mais que r$10,00 no total ou devo acumular  e informar no mit no mes seguinte que der maior que r$10,00???? obrigada. andreia

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 semanas Quarta-Feira | 5 fevereiro 2025 | 12:06

Boa tarde,

Espera o MIT estar disponível para vermos como ele vai se comportar.

At. te

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Tarcisio Alves

Tarcisio Alves

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 semanas Quinta-Feira | 6 fevereiro 2025 | 09:57

Andreia,

A Lei 9.430/1996 em seu artigo 68 trás "É vedada a utilização de Documento de Arrecadação de Receitas Federais para o pagamento de tributos e contribuições de valor inferior a R$ 10,00 (dez reais)."

Portanto a informação no MIT vai continuar sendo como na DCTF, caso o valor seja menor que R$ 10,00 então terá que ser declarado na competência em que o valor do tributo alcancar esse valor, para poder ser pago.

Exemplo: Se você teve imposto de 5,00 em dezembro, você não irá declarar na DCTF de dezembro e em janeiro você teve imposto de mais R$ 5,00, então no MIT (DCTFWeb) de janeiro você irá declarar os R$ 10,00.

Tarcisio Alves
Contador
Telma Frate

Telma Frate

há 5 semanas Segunda-Feira | 17 março 2025 | 15:18

Boa Tarde,

Na minha opinião não deverá ir para o MIT quando é menor que 10 reais.

At. te

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Geise

Geise

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 5 semanas Quarta-Feira | 19 março 2025 | 09:32

Bom dia,
Declara somando na proxima apuração?
Mas como a receita irá entender qual valor é pertencente a cada apuração?
Visto que na DCTF conseguiamos colocar as apurações e somava-se. Neste teremos que somente somar, não existe campo para colocar apurações.

Telma Frate

Telma Frate

há 5 semanas Quarta-Feira | 19 março 2025 | 17:45

Boa tarde,

Salvo engano  meu, o controle é por fora do MIT e é digitável os valores no MIT, ou seja, você escolhe o que declarar lá.

At. te

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade