Fernando Macena
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Prezados! qual o código utilizar pra fazer recolhimento do PIS/COFINS cumulativo das empresas de Construção Civil no Lucro Real?
respostas 4
acessos 1.017
Fernando Macena
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Prezados! qual o código utilizar pra fazer recolhimento do PIS/COFINS cumulativo das empresas de Construção Civil no Lucro Real?
Telma Frate
Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
Fernando Macena
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Minha duvida era justamente essa, visto que esses códigos são do Lucro Presumido, dai eu achava que pela empresa ser do LR teria que ser códigos diferentes. Agradeço demais pela explicação.
Edilson Luiz
Iniciante DIVISÃO 4 , Coordenador(a) ContabiliddeFala meu nobre Fernando tudo bem? Quando a receita estiver sujeita ao regime não cumulativo (Lucro Real), os códigos de recolhimento são:
PIS/Pasep – Não cumulativo: 6912
COFINS – Não cumulativo: 5856
Quando a receita estiver sujeita ao cumulativo (Lucro Presumido), os códigos de recolhimento são:
PIS/Pasep – Não cumulativo: 8109
COFINS – Não cumulativo: 2172
A utilização dos códigos cumulativos somente é admitida quando a receita estiver expressamente enquadrada nas hipóteses legais (por exemplo, receitas específicas não alcançadas pela não cumulatividade). Caso contrário, o recolhimento deve ocorrer pelo regime não cumulativo, com direito à apuração de créditos.
Recomendamos a análise detalhada da natureza das receitas auferidas no período, a fim de evitar recolhimentos indevidos ou inconsistências fiscais junto à Receita Federal.
Sds,
Graduando em Direito, Contador, Tributarista, Consultor empresarial, Palestrante, Instrutor, MBA em Compliace, Direito Tributário, Comércio exterior, Controladoria, MBA em Gestão de Pessoas.
Telma Frate
Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom Dia
Eu respondi como CUMULATIVO como consta no enunciado da pergunta.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade