Fernandes da Silva
Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscalrespostas 9
acessos 997
Fernandes da Silva
Bronze DIVISÃO 4 , Analista FiscalMaria Eduarda Silva de Almeida
Bronze DIVISÃO 4 , Analista FiscalFernandes da Silva
Bronze DIVISÃO 4 , Analista FiscalSim!
Salvador Cândido Brandão
Ouro DIVISÃO 2 , Advogado(a)A exlusão é do valor do ICMS destacado na nota fiscal.
O IPI não dá direito a crédito.
Se a máquina for de uso na área industrial vc pode se creditar do icms.em 48 parcelas
Fernandes da Silva
Bronze DIVISÃO 4 , Analista FiscalSalvador, obrigado pela resposta.
Porém, em dezembro de 2022 foi publicada a Instrução Normativa nº 2121/2022, que dentre diversas alterações, trouxe a obrigatoriedade da exclusão do IPI na base de cálculo de crédito de PIS e COFINS.
Salvador Cândido Brandão
Ouro DIVISÃO 2 , Advogado(a)Porém, em dezembro de 2022 foi publicada a Instrução Normativa nº 2121/2022, que dentre diversas alterações, trouxe a obrigatoriedade da exclusão do IPI na base de cálculo de crédito de PIS e COFINS.
Foi o que eu disse acima, o IPI não gera crédito, devendo ser desconsiderado da base do pis/cofins
Fernandes da Silva
Bronze DIVISÃO 4 , Analista FiscalSalvador,
Acho que estamos falando a mesma coisa em períodos diferentes, minha dúvida é:
Valor da Mercadoria = R$ 1.000,00
Valor Total da NF = R$ 1.100,00 (Valor da Mercadoria + IPI)
ICMS (18%) = R$ 198,00 (Base de Calculo do ICMS + IPI)
IPI (10%) = 100,00
A dúvida é, minha base para calcular a exclusão do ICMS/IPI e tomar o crédito de Pis e Cofins, deve ser o Valor da Mercadoria, ou Valor Total da NF (Mercadoria + IPI).
Márlus Mauri de Meira Mathias
Diamante DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeSalvador Cândido Brandão
Ouro DIVISÃO 2 , Advogado(a)Valor da Mercadoria = R$ 1.000,00
Valor Total da NF = R$ 1.100,00 (Valor da Mercadoria + IPI)
ICMS (18%) = R$ 198,00 (Base de Calculo do ICMS + IPI)
IPI (10%) = 100,00
A dúvida é, minha base para calcular a exclusão do ICMS/IPI e tomar o crédito de Pis e Cofins, deve ser o Valor da Mercadoria, ou Valor Total da NF (Mercadoria + IPI).
R- BC = 1100,00-100,00-198,00 = 802,00.
Fernandes da Silva
Bronze DIVISÃO 4 , Analista FiscalMuito obrigado pelo apoio, Salvador!
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade