x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 64

Transferência de ITR

Jobson de Oliveira Júnior

Jobson de Oliveira Júnior

Iniciante DIVISÃO 1 , Advogado(a)
há 10 semanas Terça-Feira | 18 fevereiro 2025 | 15:25

Boa tarde, gostaria de saber qual o primeiro passo para transferir o ITR de uma propriedade. O proprietário adquiriu a área através de contrato de compra e venda, contudo, o contrato anterior possui uma pequena rasura e a Receita negou a transferência. Alguém poderia me orientar como posso dar prosseguimento para regularização?

MARCIO

Marcio

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 5 semanas Segunda-Feira | 24 março 2025 | 19:25

Para fins de regularização e transferência do ITR de uma propriedade rural, o primeiro passo é promover a atualização cadastral do imóvel junto ao Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) do INCRA, por meio do formulário do CCIR e posterior solicitação da alteração de titularidade. Contudo, quando a Receita Federal identifica que o instrumento de aquisição (no caso, o contrato de compra e venda) contém rasuras, essa irregularidade compromete a validade formal do documento, conforme os princípios do direito contratual e da fé pública documental (artigos 219 e 221 do Código Civil).
Diante disso, recomenda-se providenciar a lavratura de uma escritura pública de compra e venda em cartório de notas, com base no contrato existente e na posse mansa e pacífica, se possível com a anuência do vendedor ou seus sucessores. Alternativamente, quando não há possibilidade de lavratura consensual, o adquirente poderá propor uma ação judicial de adjudicação compulsória para obter a regularização da propriedade no registro imobiliário. Com a formalização do título aquisitivo sem vícios, será possível promover a alteração do titular no INCRA e, por consequência, a transmissão regular do ITR perante a Receita Federal.
Portanto, é imprescindível a correção formal do instrumento de aquisição para que a transferência do ITR seja reconhecida pelos órgãos competentes.

Marcio L. Diniz
61-98513-4992

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade