x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 6.004

MIT - Critério de reconhecimento de variações monetárias

Felipe Oliveira

Felipe Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 6 semanas Segunda-Feira | 10 março 2025 | 13:51

Pessoal boa tarde tudo bom?
Tive um problema hj na qual na fiz o MIT ref a janeiro porém coloquei variação monetária como de caixa por engano e o DP transmitiu a DCTFWEB.
Fiz o MIT de Fev como regime de competência, e nao apresentou nenhum erro.
Na hora do DP fechar a DCTFWEB de Fev informa que a variação esta incorreta pois existe uma declaração como caixa de janeiro.
Posteriormente eu retifiquei o MIT de janeiro pois esta dentro do prazo e corrigir então para como competencia em janeiro, já apareceu encerrado porém dentro da DCTFWEB nao atualizou na aba dados do MIT permanece regime caixa mesmo já retificando o MIT

Felipe Oliveira

Felipe Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 6 semanas Terça-Feira | 11 março 2025 | 09:30

Pessoal pra quem tiver o mesmo problema eu retifiquei novamente o MIT
Esperei um dia e atualizou a DCFCWEB com a informação correta.
Sendo assim transmitiu a declaração correta de janeiro e a de fevereiro.

Maiara Araújo

Maiara Araújo

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 6 semanas Terça-Feira | 11 março 2025 | 17:56

Felipe, boa tarde!

Estou tendo um problema parecido com o seu, porém retifiquei pois no manual do MIT diz que "o Critério de Reconhecimento de Variações Monetárias padrão é o Regime de Caixa"

Retifiquei trocando competência por caixa, porém a transmissão do MIT não foi instantânea como a original, e também está me impedindo de enviar a DCTFWEB retificadora.

Vou aguardar amanhã pra ver se consigo transmitir, porém agora fiquei com dúvida se é competência ou caixa.

Estava seguindo a mesma linha da DCTF PGD, que sempre foi enviado como competência, mas agora depois dessa informação do Manual, entendi que deveria ser Caixa.

VitorG

Vitorg

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 4 semanas Sexta-Feira | 21 março 2025 | 14:57

Maiara, você conseguiu resolver seu problema?

Estou com o mesmo problema, a DCTFWeb de janeiro está como status "em andamento", e com a informação do MIT correta. Porém não consigo transmitir ela pois diz que já possui uma ativa com o regime Caixa.

Ana Letícia Carneiro

Ana Letícia Carneiro

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 4 semanas Quinta-Feira | 27 março 2025 | 16:10

Felipe, boa tarde!

Estou com o mesmo problema que o seu, informei erroneamente regime de caixa, quando o correto é regime de competência.
Realizei a retificação do MIT, porém, quando o RH vai transmitir a DCTFWeb retificadora, ainda consta a mensagem informando que existe uma declaração ativa no ano em que foi informada regime de caixa. 
Realizei uma nova retificação do MIT, aguardei o prazo de 24 horas para transmitir novamente a DCTFWeb, mas o erro persiste. 

JOSE WALMIR

Jose Walmir

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 3 semanas Quarta-Feira | 2 abril 2025 | 09:03

Bom dia
Conseguimos resolver da seguinte forma que encontrei num blog:
Retificar o Mit de Janeiro com sendo sem movimento assim a opção do Criterio de Reconhecimento das Variações Monetárias ficará em branco. Caso fevereiro ja tenha sido enviado, retificar também. Enviar as DCTFWEB Janeiro e Fevereiro.
Após transmitidas, retificar o Mit de Janeiro incluindo os valores dos debitos e também informando a opção correta do Criterio de Reconhecimento das Variações Monetárias e transmitir a DCTFWEB, e apos a transmissão fazer tambem Fevereiro.

KAROL P

Karol P

Iniciante DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 1 semana Quinta-Feira | 17 abril 2025 | 10:36

Jose Walmir Jose Walmir Deu certo, fiz isso retifiquei todos os MIT para sem movimento, depois as DCTFS Web. Logo depois retifiquei os MIT novamente com a informação que eu queria, e consequentemente as DCTF Web Também. Deu certo, obrigada!

ANA RAQUEL

Ana Raquel

Bronze DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 20 horas Quinta-Feira | 24 abril 2025 | 09:41

Vocês conseguiram enviar o Mit sem movimento como, enviando a DCTFWeb sem movimento? Tentei enviar o MIT zerada, mas não me permite. Conseguem me auxiliar? Consegui, obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade