Denise W Almeida
Iniciante DIVISÃO 1, Enfermeiro(a) Boa tarde!
Estou com algumas dúvidas quanto ao imposto sobre a venda de um imóvel, mediante alguns pontos do meu cenário, os quais listarei abaixo:
1. Eu e meu marido temos um imóvel que adquirimos juntos em 2014 (na planta), no valor de R$ 202 mil, através de financiamento com Caixa e que ainda não foi quitado. Meu marido consta como titular do contrato, porém eu também faço parte. Por ser um imóvel ainda financiado, até o momento não declaramos essa compra.
2. Em 2016 meu pai comprou uma chácara e registramos em meu nome, porém nunca declarei pois tinha dúvidas se deveria, por não ter sido eu quem pagou por ela.
3. Em 2022, eu e meu marido adquirimos um novo imóvel na planta, o qual será entregue pela construtora no final de 2025 e que pretendemos financiar parcialmente.
4. Estamos em negociação para venda do imóvel adquirido em 2014, com valor de venda de R$385 mil. Em posse desse valor, iremos quitar o financiamento no valor aproximado de R$41 mil, separar cerca de R$170 mil para reforma do novo imóvel e utilizar o restante para dar de entrada no novo financiamento.
Diante desse cenário, seguem minhas dúvidas:
a) Apesar do valor de venda ser menor que R$ 440 mil, o fato de ter um imóvel em meu nome (chácara) faz eu perder a isenção do imposto sobre o lucro?
b) O meu imóvel de 2014, por ainda estar financiado, é considerado também como um imóvel nosso? Caso sim, o fato do meu marido ser o titular do contrato, seria considerado apenas no nome dele?
c) O fato de não ter declarado a compra desse imóvel ainda e nem os gastos com bem feitorias, acarreta em algum problema? Como devo tratar essa declaração?
d) Caso de fato tenha que recolher esse imposto, o que posso utilizar para dedução? juros de obras, juros de financiamento, reforma...?
Desde já agradeço imensamente quem puder ajudar com esses esclarecimentos!