x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 142

MARCIO

Marcio

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 6 semanas Sexta-Feira | 14 março 2025 | 12:45

A situação exige a apresentação da DCTFWeb em atraso, mesmo sem fatos geradores, pois as obrigações acessórias subsistem para empresas optantes pelo Simples Nacional. Ainda que uma pessoa jurídica não tenha funcionários ou transferência tributária, a legislação, especialmente a Instrução Normativa RFB nº 2.005/2021, determina que se transmita a declaração “sem movimento” para regularizar a situação e evitar atrasos. Isso deriva também do art. 32-A da Lei nº 8.212/1991, o que impõe a entrega de declarações para fins de fiscalização previdenciária.
Diante da cobrança identificada na pesquisa de situação fiscal, recomenda-se protocolar a transmissão das DCTFWeb atrasadas e, se necessário, realizar a retificação dos meses em que tenha sorte no cumprimento das obrigações. Havendo multas por atraso, em certos casos é possível buscar a redução ou dispensa parcial, desde que sejam fundamentados os requisitos legais.
Por fim, a fim de manter a regularidade fiscal, é fundamental observar o envio anual das declarações “sem movimento”, conforme exigência específica: caso não haja entrega, a empresa deve apresentar uma DCTFWeb dessa condição no primeiro mês de obrigações e repetir-la sempre que houver alteração na situação ou anualmente em janeiro. Com isso, a empresa consolida sua conformidade tributária e tributária

Marcio L. Diniz
61-98513-4992
Rodrigo Bossardi

Rodrigo Bossardi

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 5 semanas Quarta-Feira | 19 março 2025 | 07:52

Marcio
Bom dia Marcio, 
Tudo bem ? 
Tenho 60 empresas para envio da DCTFWeb, porém, 53 sem movimento. 
Se utilizar o MIT, ele não aceita enviar a DCTFWeb sem eu informar ao menos um tributo. 
Pesquisei sobreo o assunto, inclusive aqui no grupo e percebi que não há necessidade de envio da DCTFWeb caso não haja tributos a serem pagos. Prcede ?
Grato. 
Grieco Rodrigo Bossardi

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade