Rubia Ohana Felix Abranjo
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)respostas 2
acessos 69
Rubia Ohana Felix Abranjo
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Marcio
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (DIRBI) é uma obrigação acessória instituída pela Receita Federal, destinada a pessoas jurídicas que usufruem de incentivos fiscais, renúncias, benefícios ou imunidades de natureza tributária. A partir de janeiro de 2024, a Instrução Normativa RFB nº 2.216 ampliou a lista de benefícios que devem ser informados na DIRBI, incluindo subvenções de ICMS e incentivos relacionados ao Regime Especial de Tributação (RET).
Portanto, empresas que possuem subvenções para investimento referentes ao ICMS, informadas no Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR), estão obrigadas a entregar a DIRBI. Essa medida visa aumentar a transparência e o controle sobre os benefícios fiscais utilizados pelas empresas. É importante destacar que empresas enquadradas no Simples Nacional estão isentas dessa obrigatoriedade.
Recomenda-se que as empresas verifiquem detalhadamente os benefícios fiscais usufruídos e assegurem o correto preenchimento e entrega da DIRBI, conforme as orientações da Receita Federal, para evitar possíveis penalidades decorrentes de omissões ou informações incorretas.
Rubia Ohana Felix Abranjo
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Muito obgd Marcio.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade