x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 396

DEVOLUÇÃO DE COMPRA - IPI DEVOLVIDO

Dalila Olivares

Dalila Olivares

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 5 semanas Quinta-Feira | 20 março 2025 | 16:57

Boa tarde

Devolução de compra com IPI devolvido.;  Coloco como IPI devolvido ou Despesas Acessórias?

Como faço? e como isso se comporta na minha apuração? Existe algum estorno de credito ou debito? 

MARCIO

Marcio

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 4 semanas Sábado | 22 março 2025 | 18:25

Em relação à devolução de mercadoria acompanhada de IPI, esclarece-se que o procedimento correto é registrar contabilmente o IPI destacado na nota fiscal de devolução sob a rubrica de "IPI Devolvido", e não como "Despesas Acessórias". Conforme preceitua o artigo 231, inciso III, do Regulamento do IPI (Decreto nº 7.212/2010), a devolução de produtos industrializados implica no destaque do imposto originalmente debitado, permitindo que o remetente do produto proceda à recuperação integral do tributo destacado, desde que devidamente comprovada a operação de devolução por documento fiscal hábil.
Na prática, na escrita fiscal da empresa que recebe a devolução (vendedor original), o IPI destacado pelo comprador na nota fiscal de devolução deve ser lançado como crédito de IPI no livro fiscal próprio, gerando redução do imposto a recolher no período subsequente. Por sua vez, o adquirente que promove a devolução deverá proceder ao estorno do crédito do IPI apropriado na aquisição original, caso tenha efetuado tal creditamento, conforme disciplina o artigo 254 do Regulamento do IPI (RIPI - Decreto nº 7.212/2010). Desta forma, o lançamento correto evita incorreções contábeis e fiscais, prevenindo questionamentos em possíveis fiscalizações tributárias.
Por fim, destaca-se a necessidade de controle contábil específico sobre tais operações, demonstrando claramente os lançamentos correspondentes à devolução e ao crédito ou débito de IPI, evitando inconsistências fiscais que possam resultar em sanções administrativas ou multas tributárias previstas nos artigos 508 e seguintes do RIPI. Para a adequada orientação fiscal e contábil desta e outras operações, coloco-me à disposição para assessorá-lo profissionalmente como contador

Marcio L. Diniz
61-98513-4992

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade