x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 87

DCTF DE 2024 - LUCRO PRESUMIDO - SERVIÇO.

Maria

Maria

Bronze DIVISÃO 1 , Account Manager
há 3 semanas Sábado | 29 março 2025 | 00:49

Prezados, saudações!
Sou Contadora recém formada e aceitei o desafio de pegar uma empresa de serviços do Lucro Presumido indicada por uma amiga. Estou precisando de clientes e renda, porém sou iniciante.
Ao acessar o e-CAC da empresa apareceu uma notificação de OMISSÃO DE DECLARAÇÃO DE DCTF de 2024, de Janeiro a Dezembro.
Acontece que em 2024 a empresa teve movimento nos meses de AGOSTO, OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO.
Por INEXPERIÊNCIA enviei a DCTF de janeiro de 2024 sem movimento e foi considerado todo o ano de 2024 sem movimento, O QUE NÃO É VERDADE.
Infelizmente mandei a DCTF ERRADA e gerou uma MULTA DE R$ 200,00 pelo atraso, mas a empresa está vindo de outro Contador.
Como consertar esse meu erro em relação a DCTF de 2024 enviada erroneamente sem movimento?
Perdão por minha ignorância. Por favor, me ajudem. Obrigada!

ADRIANO PRADELA RICARDO

Adriano Pradela Ricardo

Prata DIVISÃO 3
há 3 semanas Sábado | 29 março 2025 | 07:04

Bom dia Maria,

O que você fez está correto, a DCTF de Janeiro tinha que ser apresentada, pois é o primeiro mês fiscal do ano, tendo movimento ou não, estamos falando da DCTF PGD, não da DCTF-WEB, correto?

Então, ficaria assim:

DCTF JANEIRO SEM MOVIMENTO = O Sistema vai considerar que a empresa ficou sem movimento de JANEIRO até JULHO.

TRANSMITIR as DCTFs de : 
AGOSTO, OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO com os impostos devidos e pagar as multas.

Depois de transmitir as DCTFS, o sistema vai entender que teve movimento e vai acusar a falta do SPED CONTRIBUIÇÕES PIS/COFINS, dos meses em questão, mais multas para pagar.

Em tem a  ECD e ECF que serão entregues até 30/06 e 31/07 

Maria

Maria

Bronze DIVISÃO 1 , Account Manager
há 3 semanas Sábado | 29 março 2025 | 16:53

Adriano Pradela Ricardo,