x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 345

LUCRO PRESUMIDO (SERVIÇO), RETENÇÃO PELO TOMADOR: IRPJ TRIMESTRAL; DÚVIDA DCTF.

Maria

Maria

Bronze DIVISÃO 1 , Account Manager
há 3 semanas Quarta-Feira | 2 abril 2025 | 15:10

Prezados, saudações! Mais uma vez peço, por favor, ajuda aos colegas. Sou Contadora recém-formada e aceitei o desafio de pegar uma empresa do Lucro Presumido, de serviço. A empresa veio de outro Contador. Estou começando do zero, literalmente.

1) CNAE principal: 62.01-5-01 - Desenvolvimentode programas de computador sob encomenda. CNAE secundário: 62.04-0-00 - Consultoria em tecnologia da informação.

2) NFS-e emitida em 25/08/2024: R$ 10.416,24.

3) Tomador de serviços fez as seguintes retenções na NSF-e acima:

Retenção de IRRF (1,5%): R$ 156,24.
Retenção de PIS (0,65%): R$ 67,71.
Retenção de COFINS (3%): R$ 312,49
Retenção de CSLL (1%): R$ 104,16.
Total de retenções: R$ 640,60.
Valor líquido da NFS-e: R$ 9.775,64.

4) IRPJ referente ao 3º Trimestre (Julho, Agosto, Setembro) de 2024:

Receita bruta: R$ 10.416,24.
Base Presumida (32%): R$ 3.333,20.
IRPJ (15%): R$ 499,98.
Adicional de IRPJ (10%): R$ 0 (não excedeu R$ 60.000,00 no trimestre).
Total IRPJ: R$ 499,98 (DARF 2089).

5) Colegas, como fica a DCTF referente ao 3º trimestre de 2024, se o prestador sofreu às retenções do item 3?

Na DCTF devo informar o DARF 2089 (IRPJ, Lucro presumido) com o valor de R$ 499,98 ou devo fazer algum ajuste, já que o prestador já sofreu retenções antecipadas do item 3?

Se devo fazer ajustes, como ficaria esse ajuste? Qual, ou quais, seriam os valores?

ME AJUDEM, POR FAVOR!

Alisson Felipe Machado

Alisson Felipe Machado

Prata DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Fiscal
há 3 semanas Quarta-Feira | 2 abril 2025 | 16:35

Boa tarde, Colega!