x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 89

Como lançar rendimentos no IR2025?

ALEXANDRE DE SOUZA CAIXINHAS

Alexandre de Souza Caixinhas

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 1 semana Quinta-Feira | 17 abril 2025 | 11:27

Bom dia a todos!

Em algumas aplicações temos os lançamentos de saldo inicial, final e a informação dos rendimentos. O pedido do erro no IR é apenas pra informar o saldo final em 31/12/2024, no entanto há a opção de adicionar rendimentos.

Como proceder nesse caso? Minha dúvida é especificamente quanto à aplicações que apresentam as colunas "rendimentos" ou "rendimentos líquidos"

Me chamou a atenção que não houve lançamento de rendimentos para a pessoa que estou fazendo IR no ano passado. 

Desde já agradeço.

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 1 semana Quinta-Feira | 17 abril 2025 | 14:24

Você deve observar a natureza dos rendimentos, que já consta nos informes fornecidos pelas instituições
Basicamente são 3:
1. Rendimentos tributáveis recebidos de pessoas jurídicas: por exemplo nos resgates dos planos de VGBL.
2. Rendimentos isentos e não tributáveis: por exemplo nas cadernetas de poupança.
3. Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva: por exemplo as demais aplicações financeiras, CDB, Fundos, etc.
Para cada um, há a ficha correspondente na declaração.

ALEXANDRE DE SOUZA CAIXINHAS

Alexandre de Souza Caixinhas

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 1 semana Quinta-Feira | 17 abril 2025 | 15:30

Entendo... No caso de declaração pré-preenchida o tipo do rendimento que já vem informado (se é ou não isento) eu não mexo, né? Apenas informo o valor do rendimento vinculado ao bem (que terá tb informado no caso da pré preenchida o saldo em 31/12/2023 e 24), né? 
Pq nas aplicações que recebi, quando vou em adicionar rendimento ele já me dá um tipo definido, e estou na dúvida se vou precisar verificar sempre ou se vem automaticamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade