x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 178

IRPF - Dúvida sobre valores declarados locador x locatário

Caroline

Caroline

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar
há 3 semanas Quarta-Feira | 14 maio 2025 | 07:51

Uma pessoa física aluga um imóvel por R$1.310,00, pagos à imobiliária. Desse valor, R$1.100,00 são líquidos do proprietário também pessoa física, R$110,00  são comissão da imobiliária e R$100,00 são seguro/fiador (tipo credpago).

No comprovante anual recebido da imobiliária, estão discriminados os valores de "rendimento bruto" (R$13.200) e "valor comissão" (R$1.320).

Na declaração do locatário, é automaticamente importado somente o valor de R$13.200, ou seja, o valor líquido do aluguel, vinculado ao CPF do locador. Não constam o valor da comissão ou os R$1.200 do seguro/fiador.

Minha dúvida é:
Está correto o locatário declarar somente esse valor líquido que foi declarado pelo locador, ou ele deveria declarar o valor bruto de aluguel + comissão?
A taxa de seguro/fiança deve ser declarada de alguma forma?
Caso não esteja correto, essa divergência de valores pode fazer com que algum dos dois caia na malha fina?

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 3 semanas Quarta-Feira | 14 maio 2025 | 08:42

Bom Dia,

Deve declarar o líquido mesmo, pois taxa e seguro seria em pagamentos efetuados.

At. te

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: fiscalize.contabilidade@gmail.com
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Caroline

Caroline

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar
há 3 semanas Quinta-Feira | 15 maio 2025 | 08:25

Deve declarar o líquido mesmo, pois taxa e seguro seria em pagamentos efetuados.
Obrigada, Telma!

Nesse caso posso lançar o valor líquido pro proprietário e o valor total de taxas + seguros em 71 – Administrador de imóveis somente com o cnpj da imobiliária?

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 3 semanas Quinta-Feira | 15 maio 2025 | 09:15

Bom Dia

Nesse caso posso lançar o valor líquido pro proprietário e o valor total de taxas + seguros em 71 – Administrador de imóveis somente com o cnpj da imobiliária?

Sim.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: fiscalize.contabilidade@gmail.com
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: