x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 83

PisCofins monofásico e ST na importação

Luciano Lopes

Luciano Lopes

Iniciante DIVISÃO 3 , Account Manager
há 3 semanas Sexta-Feira | 16 maio 2025 | 12:55

Ola Srs e Sras, boa tarde.
Tenho uma empresa que importa da china e vende direto ao consumidor final no simples nacional em SP.
Fiz uma mudança de contador e o novo contador disse que eu tenho direito a creditos de ST e PisCofins monofasico por causa de alguns ncms.
A grande questão é:
Pago os impostos normalmente no desembaraço aduaneiro. Porém sem majoração nenhuma, simplesmente o pis cofins da tabela e o icms normal.
Eu realmente tenho direito a essa recuperação/apuração diferente? porque parece bom demais pra acreditar.
Detalhe alguns ncms que estão dando piscofins mono eu chego a pagar até menos(8% de icms) porque meu despachante aduaneiro achou um desconto.
Obrigado! um abs

Evandro R

Evandro R

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 2 semanas Sexta-Feira | 16 maio 2025 | 16:48

Olá.

Me corrija se eu estiver enganado, mas entendi o seguinte:

1º - Você é o importador de uma mercadoria que tem a tributação monofásica de Pis/Cofins, e ST de ICMS.
2º - Você faz o recolhimento dos tributos no desembaraço, porém, não usa as alíquotas diferenciadas para Pis e Cofins.
3º - Na sua operação de venda acaba recolhendo esse tributos novamente, sem segregá-los no PGDAS.

Se for isso, EU entendo que você deve segregar essas receitas, pois os tributos já estão sendo recolhidos de maneira concentrada no momento da entrada. Porém, entendo que deveria recolher o Pis e a Cofins utilizando as alíquotas majoradas.

Luciano Lopes

Luciano Lopes

Iniciante DIVISÃO 3 , Account Manager
há 2 semanas Sexta-Feira | 16 maio 2025 | 17:44

Boa noite!
Exato Evandro. apuramos sem segregar.
Porem meu despachante que faz o desembaraço, creio q nao paguei majorado.

Um exemplo é o ncm 8424.82.21 foi pago 2.1 de pis e 10.65 de cofins. e o meu contador esta querendo fazer recuração de imposto.
Obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: