x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 36

Declaração de Trust em 2025 que não estava na declaração de 2024

ALEXANDRE DE SOUZA CAIXINHAS

Alexandre de Souza Caixinhas

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 1 dia Quinta-Feira | 22 maio 2025 | 11:56

Bom dia, amigos!

Estou com uma situação de um cliente do escritório que me pediu para inserir os dados de um extrato de apólice de trust com patrimônio investido nas Ilhas Cayman que acusa aporte anterior a 1/1/2024 de 20 mil dólares, mas não há menção desse patrimônio na declaração de 2024.
O clientre disse que "declara apenas o câmbio" e há de fato um lançamento na declaração anterior mas em PORTO RICO e no vaor de 3.600 U$D.

O contador anterior indicou a necessidade de retificação, o que eu já suspeitava ter que fazer, mas agora ficaram diversas dúvidas sobre como retificar.
As dúvidas são em mto devidas à situação de que no ano passado ainda era possível decidir entre declarar de forma opaca ou transparente. Se foi declarado apenas o valor em um banco internacional em PORTO RICO sob os códigos 6.01, o que deverei mudar na IR 2024? Quais códigos utilizar? e como declarar o trust em 2025?

Imagino que a declaração em 2025 indicará o valor de 20 mil dólares (conforme o extrato da apólice) na situação de 31/1/2024 e o valor final (tb conforme a apólice) para 31-12-2024, até aí sem problemas, sob os códigos 4.99, considerando a PTAX de 31/12/24 para conversão de valores, correto?

Também gostaria de entender se essas retificações podem resultar em IR a pagar em 2024.

Desde já agradeço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade