Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 19

Aluguel de Equipamento esportivo

Shirlei Sousa

Shirlei Sousa

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 2 dias Quarta-Feira | 9 julho 2025 | 16:10

Estou com uma empesa de CNAE 7721-7/00 - Aluguel de equipamentos recreativos e esportivos e está no simples nacional anexo III  e não tem mão de obra , então percebi que estava faz a apuração do imposto não é obrigado a ter nota fiscal , então o aluguel é para pessoas físicas, o erro está que estou tributando o ISS e INSS , a pergunta é como fazer a tributação ainda pela mesma opção reduzindo os impostos ou por locação de moveis ? 
Posso retificar os meses anteriores ?

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 1 dia Quinta-Feira | 10 julho 2025 | 08:42

Bom Dia,

Há debates sobre a incidência do ISS na locação de bens móveis, pois o STF já decidiu que locação pura de bens não tem natureza de serviço e não é tributada pelo ISS, mas alguns municípios interpretam diferentemente.
Assim, na prática:
Se a atividade for entendida como locação pura de bens móveis, o DAS inclui: IRPJ, CSLL, PIS, COFINS e CPP (não inclui o ISS).
Se houver prestação de serviços agregados (ex: montagem, operação do equipamento), pode ser que o município cobre o ISS, e neste caso o ISS virá dentro do DAS.

123/06

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade